segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Workshop Rede Sistemas tem início nessa segunda-feira


O Workshop Rede Sistemas 2011, que acontece entre 28 de novembro e 2 de dezembro no auditório da SEDIS, na UFRN, teve seu início na manhã dessa segunda-feira. O evento promove principalmente o trabalho realizado pelos SIGs dentro da UFRN e revela as experiências de outras instituições na utilização dos sistemas.

Pela manhã, a abertura do workshop coube a uma mesa composta pelo dr. Paulo Beltrão, do Departamento de Polícia Federal; o profº Ivonildo Rêgo, do Metrópole Digital; o dr. José Freitas, presidente do FNDE; a profª Ângela Paiva, reitora da UFRN; o profº Aluizio Rocha, superintendente de informática da UFRN; e Gleydson Lima, diretor de sistemas da SINFO. Após as boas vindas gerais de Aluizio, José Freitas comentou sobre a parceria do FNDE com os sistemas integrados de gestão. A partir daí, a palavra foi passada para a reitora Ângela Paiva, que falou do crescimento da universidade nesses últimos anos e de como os sistemas foram essenciais para esta evolução. Ela também citou a importância da cooperação para que os SIGs prossigam com o seu desenvolvimento.



A programação seguiu com o professor Ivonildo Rêgo e sua palestra sobre o projeto Metrópole Digital e a competência em Software de Gestão Público. Ele trouxe dados que reiteravam a fala da reitora Ângela Paiva, que o sucedeu no cargo. Desde o crescimento no número de alunos até a extensão no ensino à distância, muitas informações comprovam o avanço da UFRN em muitos aspectos - entre eles, a criação e o desenvolvimento dos SIGs.

 Segundo Ivonildo, o Metrópole Digital - projeto que permite a inclusão e incubação de empresas - possui algumas metas bem objetivas: criar um curso de licenciatura em TI na modalidade em ensino à distância (com cotas para professores da rede pública) e criar acesso direto aos cursos de graduação em TI para os melhores alunos do curso técnico, excluindo a necessidade do vestibular, entre outros alvos.

O ex-reitor da UFRN também apontou os resultados imeditados que o Metrópole Digital pode alcançar. Também foi enfatizada a razoabilidade da implantação do projeto em comparação com uma instituição federal, fazendo uma comparação entre número de alunos, de funcionários e de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário