quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UFMA e DPF: experiências compartilhadas

A sequência de apresentações na manhã desta quarta-feira, 30, teve início com as equipes da Universidade Federal do Maranhão e do Departamento de Polícia Federal. Eles compartilharam um pouco das vivências nas equipes de TI de suas respectivas instituições.

Osvaldo Silva, um dos representantes da UFMA, fez um histórico da utilização dos sistemas na universidade maranhense e mencionou as dificuldades enfrentadas durante o processo de adaptação que os funcionários passaram. Em 2009, quando a parceria com a UFRN começou, foram separadas três equipes, uma para cada sistema, priorizando principalmente o SIPAC e o SIGRH. No entanto, alguns problemas acabaram surgindo: dificuldades com a gestão e com os próprios usuários, visto a falta de interesse de alguns; a conciliação negócio-tecnológica; e problemas gerais com as novas tecnologias.


Osvaldo finalizou sua exposição listando algumas lições aprendidas - como um planejamento e uma divulgação mais consolidada no futuro - e dando sugestões que visavam a melhoria do fluxo de trabalho. Ele enfatizou, por exemplo, que as expansões diárias do Wiki devem ser melhor comunicadas para as instituições cooperadoras. Com isso, todas as instituições receberiam informações úteis que podem evitar problemas.


O Departamento de Polícia Federal foi representado por Galileu Batista de Sousa e Fabrício de C. França, que mostraram a utilização dos sistemas e exibiram os principais problemas enfrentados no dia-a-dia. Foram propostas melhorias para a adequação aos casos específicos da DPF, como por exemplo a criação de Unidades de Exercício e a geração de uma matrícula interna para os servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário