terça-feira, 29 de novembro de 2011

SIGAA e SIGRH são os temas da manhã do segundo dia de workshops

Na manhã desta terça-feira, 29, o segundo dia do Workshop Rede Sistemas deu prosseguimento com uma série de palestras sobre os sistemas integrados. Entre os palestrantes estavam Mirian Dantas, da Pró-reitoria de Recursos Humanos; o professor Jorge Falcão, da Pró-reitoria de Pesquisa; o professor Adelardo Adelino, diretor do DAE; e o professor Rubens Marimbondo, da Pró-reitoria de Pós-graduação.


Mirian Dantas deu início à programação matutina do segundo dia de workshops falando sobre a ótima experiência da PRH na utilização do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. Ela ressaltou que a velocidade com a qual o sistema processa as informações facilita muito o fluxo de trabalho. Dessa forma, uma ou duas pessoas podem fazer o trabalho de muitas. Sobre as principais vantagens que o SIGRH dispõe, Mirian lembrou que o sistema possui uma base única de dados que armazenas todas as informações necessárias para o funcionamento normal da Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFRN. Por fim, quando questionada sobre a adaptação do sistema em novos ambientes onde os funcionários não estão acostumados às novas tecnologias, ela respondeu que "temos sempre que buscar convencer as pessoas das vantagens do sistema".




Jorge Falcão é pró-reitor adjunto de pesquisa e esquematizou como funciona a cadeia de processos na PROPESQ. Ele expôs graficos e mapas mentais que esclareciam os aparentemente complicados encaminhamentos de projetos de pesquisa acadêmica. Falcão, ao fim da sua palestra, exaltou a capacidade de gerir projetos da qual o SIGAA é dotado, agradando tanto a bolsistas como a docentes.

O diretor do Departamento de Assuntos Estudantis, Adelardo Adelino - que também acumula a função de pró-reitor adjunto de graduação - falou sobre a interação dosprocessos administrativos da Pró-Reitoria de Graduação com o auxílio do SIGAA.O novo desafio é uma mudança na cultura dos gestores, permitindo a incorporaçãoao sistema de um sistema na reitoria "paper free", Adelardo afirmouque "queremos nos tornar até 2014 a primeira Pró-Reitoria sem papel".



Outro ponto destacado por pelo pró-reitor é que alta administração da universidade também estão envolvidos na criação de novos procedimentos e informações sistemáticas. Afinal, a ideia, segundo ele, é de incorporar mais funcionalidades ao SIGAA nos próximos anos.

O pró-reitor de pós-graduação da UFRN, Rubens Maribondo, apresentou a estrutura dos sistemas integrados à Pró-Reitoria de Pós Graduação (Lato Sensu). O processo abrange desde a criação dos programas até a seleção dos alunos e do corpo docente. Também foi explicada a necessidade da criação do Portal Público dos Programas de Pós-Graduação, permitindo a atualização e dissemminação de conteúdo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário