sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A informatização dos boletins de serviço e o SIPAC

Essa semana conversei com José Aribério Tavares, responsável pelos boletins de serviço da Universidade. Ele contou como ocorreu a informatização dos boletins e qual a importância dos mesmos dentro do universo da UFRN. Essas e outras informações você confere na entrevista que segue:

O que são os boletins de serviço?
Tavares: Os boletins são documentos oficiais emitidos pela Universidade, divulgados diariamente no SIPAC. Inicialmente a divulgação era feita semanalmente. Mas o acúmulo de informações fez com que ele passasse a ser diário.

Quais sãos os tipos de boletins que a Universidade emite?
Tavares: Existem três tipos de publicação dos boletins, as portarias, as resoluções e os editais. Portarias são documentos oficiais que buscam divulgar tudo o que a Universidade está fazendo, são emitidas pelos centros, departamentos, pró-reitorias e gabinetes. As resoluções costumam ser usadas pelos colegiados. São documentos regulatórios próprios de que fazem uso as instituições no cumprimento das leis. Já os editais são produzidos a nível de informação de concurso. Um dos editais produzidos aqui é o do vestibular da Universidade. Geralmente eles vêm acompanhados de uma resolução emitida pelos colegiados.

Hoje em dia os boletins estão informatizados. Qual foi o intuito dessa informatização?
Tavares: Acho que principalmente a redução de custos e de questões burocráticas. Antes, para divulgar os boletins, eram feitas em torno de 5.200 cópias em papel. Hoje em dia, os gastos com o papel chegaram a zero. Dessa forma, houve uma diminuição efetiva dos custos e da burocracia.

Quem pensou nessa informatização?
Tavares: Tudo começou com o professor Luis Pedro, antigo pró-reitor da PROAD. Mediante contato com o pessoal da Superintendência de Informática, ele pensou nessa informatização. A partir dessa idéia, os boletins passaram a ser publicados no SIPAC, o que deu agilidade, precisão e melhor qualidade ao trabalho.

Antes do SIPAC os boletins eram divulgados apenas no papel?
Tavares: Inicialmente eles só eram publicados no papel e assim divulgados na Universidade. Contudo, com o passar do tempo, passou a ser publicado na internet, no site da PROAD. Depois da criação do SIPAC e da idéia do professor Luis Pedro foi que ele começou a ser publicado no sistema.

O que o senhor acha que pode ser implantado no sistema para agilizar ainda mais os boletins?
Tavares: Por enquanto o sistema está num bom nível. Acho que o que precisa é que ele esteja sempre evoluindo para não se tornar arcaico.

Por: Tatiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário