quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Informatização da pesquisa na UFRN

Com o advento dos sistemas da UFRN (SIGAA, SIPAC e SIGPRH), buscou-se informatizar as mais diversas áreas da Univerisdade, entre elas, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ). Foi sobre essa informatização que conversei com a professora Maria Helena, pró-reitora adjunta de pesquisa. Descubra quais as vantagens, como funciona e muito mais na entrevista a seguir:

Como ocorreu essa informatização?
Maria Helena: Na última gestão, a professora Bernadete, era pró-reitora adjunta e o professor Ananias Monteiro era o pró-reitor. Mediante a separação da pró-reitoria de pesquisa da pró-reitoria de pós-graduação, eles já entraram e implementaram essa informatização, tanto é que quando começaram a organizar a estrutura da PROPESQ, eles já pensaram numa página da pró-reitoria na internet. Dessa forma, já eram registrados eletronicamente os projetos e os grupos de pesquisa. No entanto, não havia essa interação e esse trabalho informatizado que hoje tem por meio do SIGAA.

Em que âmbito ocorreu essa interação da informatização que a PROPESQ almejava e o SIGAA?
Maria Helena: A Universidade entrou nessa política de informatizar todos os sistemas. A PROPESQ foi uma das primeiras áreas do âmbito acadêmico a se informatizar dentro do SIGAA, sendo também a primeira pró-reitoria a ter um módulo implantado no mesmo.

Por que a PROPESQ foi a primeira?
Maria Helena: O sistema ainda estava em iniciação. A pró-reitoria de pesquisa já era organizada em relação à informatização, já havia uma página na internet. Além do que, por ser uma pró-reitoria menor, era mais fácil, de certa forma, “testar” o SIGAA.

Hoje em dia, como funciona essa integração do SIGAA com a PROPESQ?
Maria Helena: Praticamente quase tudo é administrado pelo sistema, como por exemplo a submissão de projetos de pesquisa pelos professores, a avaliação desses projetos, a submissão dos planos de trabalho dos alunos de iniciação científica, o gerenciamento desses planos (a cada 6 meses o aluno tem que fazer um relatório parcial) e a submissão de trabalhos pro congresso de iniciação científica.

Como funciona a avaliação desses projetos via SIGAA?
Maria Helena: A cada três anos é feita uma avaliação dos grupos de pesquisa. Da última vez que ela foi realizada, o SIGAA ainda não dispunha dessa ferramenta. No entanto, a partir desse ano, será possível fazer essas avaliações por meio do sistema. O professor deverá preencher, no SIGAA, informações sobre seus estudos, com o intuito de manter sempre atualizadas suas produções bibliográficas. Mediante o acesso ao sistema, a pró-reitoria visualizará essas informações e avaliará as produções. O SIGAA disponibilizará uma planilha com dados sobre o pesquisador e sobre a pesquisa e permitirá também que a pró-reitoria tenha acesso a dados das produções anteriores. A avaliação, que antes demorava em torno de três meses para ser concluída, será solucionada no prazo de uma semana, mais ou menos.

O SIGAA oferece alguma opção que possibilite saber como anda o desenvolvimento das pesquisas?
Maria Helena: O sistema fornece dados estatísticos, como por exemplo quantos grupos de pesquisa existem em determinada área, quantas pessoas pesquisando em determinada área, quantos professores, quantas bolsas de iniciação científica há por centro e o que isso representa dentro do universo da Universidade de uma forma geral. Todas essas estatítisticas acabam representando dados qualitativos e quantitativos. O próprio sistema também oferece gráficos de crescimento. Dá pra ter uma noção de como tá sendo o desenvolvimento da pesquisa.

Quais as maiores cotribuições que essa informatização trouxe para dentro da área de pesquisa?
Maria Helena: A agilidade, a facilidade, a simplicidade, o dinamismo e principalmente o ganho de tempo. Todo o trabalho de gerenciamento da pesquisa e dos grupos de pesquisa da UFRN tá informatizado. Hoje quase não recebemos mais questões a serem resolvidas no papel. Além disso tudo, a informatização nos proporciona um contato muito mais fácil com professores de outras localidades que fazem um tipo de assessoria em relação às produções realizadas aqui.

Por: Tatiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário