quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Informatização das coordenações de graduação

Antes do advento do SIGAA, existia todo um caráter burocrático entre coordenações dos cursos de graduação e alunos, como também da coordenação com as tarefas que administra. Era necessário tempo, relatórios, memorandos e, em muitos casos a presença do coordenador e do aluno para resolver questões simples, como trancamento de matrícula e liberação de histórico.

Segundo o coordenador do curso de engenharia da computação, Adelardo Adelino, com o surgimento do SIGAA, buscou-se facilitar e simplificar questões como essas através, principalmente, de uma melhor comunicação entre alunos e coordenadores, seja ela por meio de fóruns de discussão ou divulgação de notícias. O sistema também passou a permitir que o coordenador tivesse um maior acesso a informações do curso e realizasse suas tarefas on-line, como solicitar criação de turmas e analisar solicitações de matrícula.

O SIGAA ainda possibilita a emissão de relatórios sobre as disciplinas e o corpo de estudantes, permitindo assim que o coordenador realize uma análise e detecte o que necessita ser modificado, como também as áreas que estão tendo um desenvolvimento efetivo.

Dessa forma, o sistema e a coordenação trabalham em prol de uma maior transparência de informações, com o intuito de simplificar, agilizar e informatizar questões burocráticas, além de promover uma maior interação e aproximação entre coordenadores e alunos.

Por: Tatiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário