segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A criação dos sistemas

Os sistemas da UFRN surgiram na década de 70, através da contratação de softwares de outras empresas. Cada área da Universidade escolhia a empresa que se adequava melhor às suas necessidades e aos padrões que desejava seguir. Dessa forma, os sistemas tornaram-se isolados, sem nenhum tipo de conexão ou fluxo de informação. Em 2000 foi criada a superintendência de informática da UFRN com o intuito de interligar esses módulos operacionais, criando uma só base e transportando as informações necessárias de um sistema para outro.

Foi a partir desse intuito que surgiram os três sistemas base da Universidade, SIGAA, SIPAC e SIGPRH. Esses, por sua vez, dividem-se em duas grandes áreas. São elas: área administrativa, também conhecida como Meio, onde se encaixam o SIPAC e o SIGPRH e a área acadêmica, ou Fim, voltada para o SIGAA.

Cada sistema possui um portal na internet, onde estão reunidas as ferramentas necessárias a quem tem acesso direto aos mesmos. No SIGAA, alunos e professores interagem virtualmente através de opções como fóruns de discussão e turmas virtuais. Nesse último, é possível aos professores divulgar notas de avaliações, tornar disponíveis materiais utilizados em sala de aula, traçar um planejamento de aulas a serem ministradas, além de agendar as avaliações programadas para o semestre. Os alunos têm acesso a essas informações por meio de qualquer computador, podendo visualizar as notas das avaliações também através de um aparelho celular.

Mediante o acesso ao SIGAA, o aluno pode realizar matrículas e trancamentos de disciplinas on-line, assim como também pode ter acesso a documentos auto-assinados, como o histórico, por exemplo. Nesses documentos são registrados números de autenticação, que valem pela assinatura do coordenador do curso.

O SIGAA possui várias extensões, entre elas destacam-se o SIGAA voltado para o apoio ao aluno, que disponibiliza bolsas alimentação e residência para estudantes que possuem carência nessas áreas; o SIGAA Vestibular, que gerencia e seleciona fiscais para as provas de vestibular da UFRN; o SIGAA Bilioteca, projeto em desenvolvimento que promete trazer mais comodidade e facilidade aos usuários das bibliotecas da universidade.

No início de cada novo semestre, o sistema disponibiliza avaliações, aos professores e alunos, em relação aos recursos que a esfera federal dispõe, além de permitir também que os estudantes avaliem o corpo de professores com que tiveram aula no período passado. Da mesma forma, os professores realizam uma avaliação das turmas que ministraram durante o semestre. É dessa maneira que a Universidade tem conhecimento dos quesitos que necessitam ser melhorados e disponibiliza os recursos necessários para esses aperfeiçoamentos.

Assim, pode-se inferir que o SIGAA é um dos mais modernos projetos acadêmicos em vigor no momento. Desde sua criação, tem angariado uma forte credibilidade, havendo a possibilidade de ser incorporado nos sistemas acadêmicos de outras universidades federais brasileiras, como no caso da UFMA, da UFBA e da UFESA.

Continue visualizando nosso blog, amanhã traremos informações sobre a criação e a funcionalidade do SIPAC e do SIGPRH, os sistemas administrativos que coordenam funções de grande importância na UFRN. Não perca!

Por: Tatiane Gomes

Um comentário:

Gilennon Wilker disse...

Agora sim fui respondido...

Postar um comentário