terça-feira, 3 de março de 2009

A informatização que o SIGAA promove ao DAE

O Departamento de Adminsitração Escolar, DAE, conta com a ajuda do SIGAA para realizar e coordenar diversas das suas funções. Foi sobre esse auxílio que conversei com a professora Mirza, diretora do DAE. Você confere detalhes dessa conversa na entrevista que segue:

Quais as principais funções do DAE?
Professora Mirza: O DAE é responsável pelo controle acadêmico dos alunos de graduação, desde o seu cadastro, no início da Universidade, até a colação de grau.

Dentro desse cotrole acadêmico, o que a senhora pode destacar?
Professora Mirza: Principalmente toda a parte formal, como os documentos e as inscrições. Ainda dentro do campo das funções do DAE estão: mudança de habilitação, mudança de turma e de modalidade, abertura e fechamento de turma, matrícula e transferência de aluno e também a montagem do calendário acadêmico.

Como o SIGAA ajuda no trabalho do DAE?
Professora Mirza: O SIGAA aumentou a agilidade das funções do DAE. Além do que, é um sistema que está sendo sempre renovado, estando, dessa forma, aberto às alterações e novidades que ocorrem com o departamento

Antes do SIGAA, como funcionava o DAE? Vocês contavam com algum tipo de informatização?
Professora Mirza: Antes do SIGAA existia o Ponto A, era através desse sistema que existia uma certa informatização para o DAE. No entanto, o Ponto A era bastante rígido, não estava aberto às novidades e necessidades do departamento, ao contrário do SIGAA.

Existe alguma coisa que a senhora acha que precisa ser acrescentada, ou mudada no sistema, com o intuito de aprimorar ainda mais as atividades do DAE?
Professora Mirza: Sempre existem coisas a serem acrescentadas ou mudadas. No entanto, nós só nos damos conta quando sentimos necessidade. Hoje, por exemplo, não vejo nada que precise ser mudado ou acrescentado. Mas, quando surgir a necessidade, tenho certeza que a equipe da superintendência de informática agilizará essas mudanças.

Quais as maiores contribuições que o SIGAA trouxe para o DAE?
Professora Mirza: Acho que primeiramente essa questão da “abertura” do sistema às necessidades das diversas áreas da Universidade. Outros dois pontos que acho de vital importância são a agilidade e a facilidade de realizar as funções que são de nossa incubência.]

Por: Tatiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário