terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A funcionalidade do SIPAC

Desenvolvido na mesma época que o SIGAA, o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio e Administração de Contratos) é responsável pelo controle e gestão dos procedimentos administrativos da UFRN. É através desse sistema que se integram os processos de contratação da universidade (os contratos de serviços e obras, ou até mesmo, a compra de bens móveis e imóveis) com o orçamento que a instituição recebe do governo federal.

A partir do acesso ao portal do SIPAC, o usuário pode dar entrada na requisição de itens do almoxarifado do setor a que pertence, podendo realizar pedidos de bens duráveis ou não duráveis, de diárias, hospedagens, passagens e serviços, por exemplo. Da mesma forma, também é possível aos professores, realizar pedidos de compras de livros à biblioteca. Essa, por sua vez, analisará o pedido e decidirá se ele será encaminhado à solicitação de compras.

Ainda dentro das questões administrativas que são de responsabilidade do SIPAC, encontram-se o controle do estoque dos almoxarifados, tanto o central, como o das unidades que compõem a universidade, a verificação do patrimônio da instituição e o acompanhamento das obras realizadas na esfera federal.

Quanto ao quesito financeiro, cada unidade da UFRN recebe uma parcela da renda enviada à universidade pelo governo federal. Essa renda é definidida de acordo com as necessidades financeiras das unidades em particular. É desse dinheiro que é descontado o valor de cada requisição, como também todos os outros gastos .

O SIPAC é o único sistema que todos os setores da universidade fazem uso, já que todos eles necessitam de questões administrativas para se manterem estáveis, como também para participar da gestão central da Universidade.

Não perca! Amanhã traremos mais novidades sobre os sistemas e divulgaremos como surgiu e quais as funções do SIGPRH.

Por: Tatiane Gomes

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