quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UNILA, UFS e Minc trazem resultados do uso dos SIGs


O ciclo de palestras da manhã desta quinta-feira foi iniciado com a apresentação de Diego Aguir Selzlein, da UNILA. A instituição do Paraná está construindo seu campus e tem um corpo discente formado por brasileiros e estrangeiros. O diferencial da Universidade Federal da Integração Latino-Americana é o fato de não haver um Sistema Legado, permitindo a implantação do sistema sem problemas em relação à importação do banco de dados.

Outro fator que influenciou no sucesso da implantação dos sistemas, de acordo com Diego foram os esforços do pró-reitor Glaucio Roloff e do chefe do departamento de TI, Marcelo Kapp. A combinação do apoio do gestor e da boa receptividade dos usuários são fatores que indicam o sucesso da integração dos sistemas à UNILA.

Estela Pina e Matheus Menezes, representantes da Universidade Federal de Sergipe, trouxeram vários tópicos ao público presente na manhã do quarto dia do Workshop Rede Sistemas 2011. Estela contou sobre o primeiro contato com a UFRN em busca de uma parceria de utilização dos sistemas e também sobre o planejamento de implantação de cada um deles. Apesar de todo o planejamento, alguns equívocos aconteceram - e eles geraram aprendizados importantes.

Matheus, por sua vez, fez uma abordagem mais técnica sobre o assunto, explicando algumas alterações feitas pela equipe de desenvolvimento da Central de Processamento de Dados da universidade sergipana. Lá, eles utilizam a base do sistema produzida pela SINFO e realizam algumas mudanças secundárias no seu funcionamento, sem comprometer as características estruturais do produto.

Durante o debate pós-palestra, foram levantadas algumas dificuldades encontradas não só pela UFS como por outras universidades representadas no workshop. Gleydson Lima falou da importância de se divulgar os sistemas no meio interno, visando a colaboração e o apoio. Segundo ele, isso foi um impulso essencial para a massificação do uso dos SIGs na UFRN.


O Ministério da Cultura também se fez presente na exibição dos resultados da parceria com a SINFO, que teve início em 2010. Um dos pontos comentados por seus enviados na rápida apresentação que fizeram foi o Módulo Férias do SIGRH e a participação dos gestores no processo. A correção no cadastro também foi outra questão falada sobre a implantação do módulo na administração do Minc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário