quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Professor Uirá Kulesza faz palestra sobre técnicas de linhas de produtos


A tarde do quarto dia do Workshop Rede Sistemas SIG foi iniciada pela palestra do professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada - DIMAp/UFRN, Uirá Kulesza, que teve como temática a "Adoção de Técnicas de Linhas de Produtos de Softwares nos SIGs". O professor Uirá abordou em sua palestra o panorama geral da área de linhas de produtos e como as técnicas de linhas de produtos podem ser úteis para os sistemas administrativos.

A técnica de linhas de produtos consiste em utilizar um padrão ou uma base para desenvolver softwares similares, que possuem especificações e funcionalidades em comum. As funcionalidades específicas são desenvolvidas posteriormente, a partir do modelo. Segundo o professor, a técnica é comumente adotada por proporcionar uma maior produtividade, rapidez na entrega, qualidade e redução de custos com a produção.


Por fim, o professor Uirá falou sobre a recém estabelecida cooperação entre o DIMAp e a Superintendência de Informática da UFRN, com o objetivo de adotar os métodos, técnicas e ferramentas de linhas de produtos de sofwares nos sistemas de gestão acadêmica para gerenciar as variabilidades dos SIGs e a evolução simultânea de cada um deles com os parceiros das demais cooperações. Kulesza afirmou que a experiência DIMAp/SINFO é responsável por abrir desafios interessantes para aplicação, adaptação e evolução das técnicas usadas mundialmente na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário