sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Último dia do Workshop tem relatos de universidades parceiras


O último dia do ciclo de palestras do Workshop foi iniciada com a apresentação de Renato Silva, do Instituto Federal do Pará. Ele comentou que os principais problemas enfrentados são relativos aos sistemas legados, configurações de JBoss e a ordem de implantação dos módulos. Renato ainda falou sobre a iniciativa do IFPA de criar um Wiki próprio da Instituição.


Em seguida, foi iniciada a palestra de Jefferson Santos, analista de sistemas da Universidade Federal da Amazônia (UFRA). A parceria com a UFRN foi iniciada em 2009, tendo como principais problemas no processo de implantação os ajustes na fita espelho, a falta de envolvimento da gestão e a pouca aderência dos servidores aos treinamentos.

Dando continuidade, João Bentes, da Universidade Federal do Oeste do Pará, relatou o processo de implantação na Instituição, que ainda será iniciado. Ele destacou os principais pontos discutidos durante a troca de experiências realizada durante o Workshop, garantindo um modelo de implantação de sucesso para a UFOPA. A importância da construção de um blog para divulgação dos sistemas e a terceirização de serviços técnicos mais difíceis de serem concluídos foram citadas por Bentes como alguns dos principais aprendizados durante as discussões pós-palestras.


A Universidade Federal do Pará, que começou a parceria com a UFRN em novembro de 2010, foi representada por Edson Costa Dias. Edson destacou como problemas de implantação, a equipe reduzida, e com pouco domínio das tecnologias utilizadas pela UFRN, e a migração de dados devido a quantidade de Sistemas Legados.

Dustan Cardoso e Luiz Rocha foram os representantes da Universidade Federal do Ceará que trouxeram um relatório de utilização dos sistemas integrados desde 2009. No início, algumas dificuldades surgiram, tais como a migração de todas as unidades, mas a equipe vem contornando esses problemas. Os desentendimentos com os gestores da universidade cearense foram solucionados a partir de adaptações negociadas com eles. O maior volume de trabalho foi controlado a partir da contratação de novos servidores de uma empresa terceirizada.





Dustan fez uma pequena lista dos erros e acertos cometidos pela UFC. Entre os equívocos, ele enfatizou a dependência exagerada que sua equipe tinha da UFRN no início. Outro problema foi a falta de organização do fluxo de trabalho da parte do pessoal de TI da UFC. Por outro lado, o envolvimento do usuário na implantação do SIGAA e o investimento constante no maior conhecimento do sistema foram primordiais para que a instituição crescesse em termos de adaptção junto ao sistema. Por fim, Cardoso lembrou que a comunicação mútua das instituições federais de ensino superior que usam os SIGs é de extrema importância para um melhor aproveitamento do que os sistemas podem oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário