quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sinfo promove minicurso sobre a arquitetura dos sistemas da UFRN

      

Evento destaca a importância dos tipos transmissão de dados entre os sistemas de dados

Por Maria Aparecida Borges

          A Superintendência de Informática (Sinfo) promoveu na manhã desta quinta (30) no Hotel Imira Plaza, o minicurso “Camada de domínio e negócios”  do II Workshop SINFO, que tem o objetivo de apresentar as diversas configurações utilizadas nos sistemas de dados e informações  da UFRN.
       Johnny Marçal, analista da SINFO, explica que a arquitetura do banco de dados da UFRN, , permite que haja uma interação entre os demais sistemas. “Utilizamos o banco de dados 9.3.2, ele permite que vários bancos de dados sejam acessados dentro da mesma transação”, disse. O palestrante destaca que os sistemas utilizados pela universidade são o Java 6, Hibernate 3.2.5 e o richfaces.
         Segundo o palestrante, o SIGAA possui 2.000 acessos simultâneos enquanto o SIPAC apenas 200. Um dos desafios da SINFO é conseguir todas as informações durante o acesso do individuo. ”Se você vai fazer migração de dados é necessário que todas as informações estejam sincronizadas”, destaca Jhonny.
          Outro sistema de transferência de dados apresentado no minicurso foi o Hibernate que permite a identificação do individuo através de um nome ou recurso, como por exemplo, o CPF. “Facilita a utilização de banco de dados quando as historias são relacionadas a objetos”, explica o analista da SINFO.

Acompanhe a cobertura do III Workshop SINFO pelo site www.fotec.ufrn.br ou pena nossa página facebook.com/AgenciaFotec .

Nenhum comentário:

Postar um comentário