sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Adeus, Página de Exceção de Segurança

Por: Iury Araujo

Os usuários dos sistemas da UFRN (SIGAA, SIPAC, SIGRH), quando tentam acessá-los via broswer, se deparam com uma página de segurança que exige assinatura de um certificado digital de segurança. Após a confirmação de que a página é segura, podem fazer seus procedimentos nos sistemas. Mas isso é coisa do passado. Agora, docentes, discentes, servidores e demais que utilizam os SIG-UFRN podem acessá-los sem esse persistente incômodo.

O Certificado Digital (C.D.)é necessário para que o usuário que acessa um determinado site, ou sistema, possa ter certeza de que ele não é falso e é especialmente importante em sites que lidam com informações pessoais e/ou sigilosas, como os de instituições financeiras, webmails, sites de compras, etc. A Superintendência de Informática acaba de fazer aquisição de um C.D. para fornecer mais segurança e confiabilidade no acesso ao seu conjunto de Sistemas Integrados de Gestão, possibilitando assim mais agilidade e segurança das informações para os seus usuários.

Além do C.D. que garante a confiabilidade, a atualização periódica de informações pessoais será exigida. A estratégia visa a manutenção dessas informações dos usuários, caso a UFRN sinta necessidade de contatá-lo. Também a mudança de senha será solicitada para evitar o acesso de terceiros em sua conta, caso utilize máquinas de uso coletivo.

Arte: Franklin Colle

Nenhum comentário:

Postar um comentário