quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A importância da estrutura de Data Center

Por: Hiago Maciel

Foto: Will Medeiros - Agência Fotec 

Na tarde dessa quarta feira (29), dentro da programação do III Workshop da SINFO-UFRN, no Hotel Imira Plaza, ocorreu uma palestra sobre infra estrutura de Data Center. Durante a palestra, o ministrante Julio Cesar Lima ressaltou a importância da estrutura para todas as instituições, falou sobre alguns problemas em relação ao seu uso e apresentou o projeto do novo centro de dados. 
O Data Center e o ponto central de todo conhecimento e informação da instituiçao. “Hoje todos os sistemas de gestao rodam dentro do Data Center.”, afirma Julio. Mas afinal, o que  e o Data Center? Consiste numa estrutura de 12 servidores que abrigam 355 maquinas virtuais, nessas maquinas todos os dados armazenados tem ligação com os sistemas de gestao da UFRN. A virtualização das maquinas  não ocupa muito espaço e  economiza a aquisição de novos hardwares.
Uma nova estrutura esta sendo montada no Campus para atender ao crescimento da demanda. Segundo Julio, o Data Center secundário vai funcionar como um sistema de replicação dos dados, para que os dados principais não se percam mesmo em casos de falta de energia, por exemplo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário