terça-feira, 5 de novembro de 2013

Segundo dia de Workshop da SINFO tem manhã produtiva

                                                                                                                         por João Victor Wanderley

Auditório do Praia Mar (Foto: Iury Araújo)

O segundo dia de workshop da Superintendência de Informática da UFRN, teve uma manhã muito proveitosa de palestras referentes à utilização dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG's). O evento tem a intenção de apresentar os sistemas desenvolvidos na universidade para outras instituições interessadas em fazer parceria.

Fernanda Raffin demonstrando a relação entre o SIGAA e a PPG
(Foto: João Victor Wanderley)
A primeira palestrante foi a professora Fernanda Raffin, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação. Raffin enfatizou a importância do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na comunicação da Pró-Reitoria com os demais cursos, pois o sistema abrange 100 cursos de pós-graduação e mais de cinco mil alunos. Nesse ambiente, o SIGAA otimiza o trabalho, suprindo um número maior de funcionários em um fluxo não eletrônico.


Outra vantagem apontada pela Pró-Reitora Adjunta é o retorno que o sistema oferece no âmbito pedagógico: "Ao término do semestre, é possível comparar a situação atual do aluno com os semestres anteriores e ver se houve evolução. Assim, é possível procurar melhorias de maneira mais efetiva e ágil".


A segunda palestra foi ministrada por Edmilson Coelho, coordenador de sistemas de avaliação da CAPES. Edmilson relatou que os SIG's são um bom retorno para a sociedade devido ao seu baixo custo e a sua codificação aberta, que permite uma maior colaboração entre a UFRN e seus parceiros, sempre visando uma melhoria e evolução dos SIG's.
Edmilson Coelho, Coordebador de Sistemas de Avaliação da CAPES
(Foto: João Victor Wanderley)


O desenvolvimento dos sistemas foi visto por Edmilson como um retorno à sociedade, suprindo um dos pilares das instituições de ensino, que é a Extensão. O conhecimento cultivado nas salas de aula retorna à sociedade. O Coordenador da CAPES ainda frisou que o modelo utilizado pelos SIG's é, atualmente, o ideal para empresas e setores públicos.


Sobre o workshop, Edmilson acredita ser muito interessante esse tipo de evento e sugere que outros sejam realizados visando outros públicos além das instituições de ensino.


Fechando a manhã, o gestor do setor de convênios de estágios, Fábio Barreto, e a Pró-Reitora de Recursos Humanos, Mirian Dantas, falaram, respectivamente, sobre a utilização dos SIG's nos Projetos e Convênios e na gestão de pessoas.

Fábio Barreto
(Foto: João Victor Wanderley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário