sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atualização do SIGAA Mobile traz melhorias para os usuários

Texto: João Victor Wanderley

Após ser relançado em sua versão beta, o SIGAA Mobile passou por recentes atualizações com o objetivo de proporcionar um melhor serviço para seus usuários. O aplicativo, que pode ser utilizado por usuários de dispositivos Android a partir da versão 4.0 (Ice Cream Sandwich), traz aperfeiçoamentos para alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

A ferramenta, que deixou de ser beta e passou a ser oficial desde o dia 28/10, traz uma navegação mais rápida e eficiente. “Da versão antiga para a versão atual, conseguimos melhorar a customização do código. A performance do aplicativo, que tinha alguns bugs e era lenta, trazia uma série de problemas. Conseguimos modelar e retirar esses problemas do aplicativo”, afirma o Desenvolvedor de Sistemas Victor Oliveira.

Os alunos da UFRN encontrarão, também, uma melhora na página de horário. Agora, os horários de aula são apresentados de forma mais dinâmica, seguindo o formato de calendário. A visualização permite que sejam vistas as aulas do mês todo ao invés de apenas as aulas do dia.
Também foi inserido no app a consulta de saldo no Restaurante Universitário – RU. Com atualizações em tempo real, os alunos podem consultar os créditos disponíveis para cada refeição ou, em caso de bolsistas, quais são as refeições contempladas.

Para os professores da Instituição, a novidade está na possibilidade de consultar informações das Turmas Virtuais. Assim, é possível que o docente realize a chamada pelo próprio dispositivo móvel, cadastre notícias nas Turmas Virtuais e as compartilhe em redes sociais.

Além de todas essas novidades, o SIGAA Mobile passou a operar no modo offline. Essa alteração visa otimizar o trabalho dos professores, já que as versões anteriores do aplicativo solicitava sincronizações manuais. “O SIGAA hoje ficou totalmente offline, ou seja, não necessariamente precisa estar em rede para usá-lo. Eu preciso estar em rede para pegar os meus dados, depois disso posso usá-lo totalmente offline”, afirma o Líder Técnico de Engenharia de Projetos Mobile Jean Guerethes.

Apesar dessa novidade, o cadastro de notícias e a consulta do RU só funcionam quando conectados a alguma rede. O app pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.



2 comentários:

Lucas Silva disse...

Seria muito bom se a SINFO lembrasse que os alunos não usam somente Android. Simplesmente está IMPOSSÍVEL de acessar o SIGAA à partir de um smartphone com Windows Phone.

Soldier_12 disse...

Não consigo utilizar no Windows Phone.

Postar um comentário