sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alunos da UFERSA visitam a SINFO

por: João Victor Wandeley           

          Em visita à Superintendência de Informática da UFRN, alunos dos cursos de Sistema de Informação e de Computação e Informática da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA, campus de Angicos,) tiveram um contato direto com os setores de desenvolvimento dos sistemas SIG-UFRN, que são referência na área. A viagem teve o intuito de dar aos alunos um retorno prático dos conceitos e teorias das salas de aula.
Na visita, os alunos passaram pelo setor de redes, onde aprenderam sobre a infraestrutura dos servidores e storages (local destinado ao armazenamento de dados). Também foi apresentado aos alunos o local onde são alojados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados, os datacenters.
Na sala do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) foi explicado como o sistema é desenvolvido, a linguagem de programação e as ferramentas utilizadas.
Em Requisitos e Cooperação Técnica, o foco foi mostrar onde a parte negocial dos sistemas é desenvolvida, os aprimoramentos são requisitados, as versões são validadas, onde os parceiros externos esclarecem suas duvidas e onde é desenvolvida toda a metodologia de implantação de sistemas com os parceiros.
Finalizando o passeio, o suporte apresentou as formas utilizadas para atender os usuários da UFRN que são a abertura de chamado via sistema (para funcionários e técnicos, o Twitter (@sistemasdaufrn), o Facebook (facebook.com/SuperintendenciaDeInformatica ) e o e-mail (suporte@info.ufrn.br). Após a explanação, foi realizada uma apresentação contando a história do surgimento dos SIG-UFRN.

Em conversa com os professores Lucas Ambrósio e Araken de Medeiros, responsáveis pela visita à SINFO, foi dito que a intensão dessa aula diferenciada era por os alunos em contato com um trabalho relacionado à tecnologia de informação. Para Lucas, é importante dar aos alunos um retorno de um projeto que, em suas palavras, é sucesso absoluto no estado e no país: “É a visão prática do que é contemplado na academia. Mostrar a divisão, organização e as estratégias para obter resultados”. O professor Araken reitera o comentário do professor Lucas: “Uma visita como essa faz com que o aluno tenha uma visão de como as coisas funcionam na prática. Só a teoria dificulta a ideia de como funciona o mercado e como o profissional da área deverá atuar.”.

Um comentário:

Unknown disse...

como conseguir as outras fotos tiradas no dia?

Postar um comentário