segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Melhorias na Turma Virtual e Novo Módulo de Ensino Médio


A versão 3.4 do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi publicada na tarde da sexta-feira, dia 14 de outubro de 2011.  Dentre as principais novidades da versão está um conjunto de melhorias na turma virtual e a disponibilização do módulo de ensino médio para uso da Escola Agrícola de Jundiaí.

Turma Virtual

            Pensando em uma melhor formatação do conteúdo da Turma Virtual a versão 3.4 do SIGAA ocultou os ícones de edição dos conteúdos,  que apareciam por padrão ao entrar na Turma.  Agora, para que os ícones de edição apareçam, é necessário pressionar no botão Ativar Edição , no canto superior direito da tela:





Após pressionar esse botão, os ícones de edição da turma serão exibidos:



Para retornar à página anterior, basta clicar no botão Desativar Edição:



 Reordenação de conteúdos nos tópicos

            Os arquivos e conteúdos associados a um tópico podem ter sua ordem alterada. Isso possibilita a reorganização de acordo com critérios definidos pelo próprio docente.

            Para mover um material, basta clicar na barra azul, visível ao lado do ícone do material, e arrastar para sua nova posição, conforme ilustram a sequencia de figuras a seguir:

(I)                  Para selecionar o material a ser movido, clique na barra lateral azul e arraste-o, mantendo o mouse pressionado, para a sua localização de destino:



(II)               Arraste o material até o destino e solte o botão do mouse. Dessa forma, o conteúdo irá assumir a posição indicada:



(III)             Ao fim da operação, o material é movido para a posição indicada:




Tabulação de Material e criação de rótulos

Utilizando a seta verde ao lado do material é possível adicionar tabulação ao material.  Adicionalmente a este recurso, foi criada possibilidade do docente criar Rótulos. O recurso rótulo é utilizado para que o professor crie um texto descritivo sobre o que o estudante poderá encontrar naquela semana ou tópico específico, bem como possibilita criar títulos para separar o material disponibilizado em cada tópico.



Observe na figura acima o Rótulo (em vermelho) e o material abaixo dele tabulado. Dessa forma, o docente pode organizar o material da forma que julgar conveniente para os alunos.  

Conversão automática de vídeos

Outra novidade é a conversão automática de vídeos postados em outros formatos, para exibição direta na turma virtual. Anteriormente, o docente tinha que enviar o vídeo em formato SWF ou FLV.  Agora, com o conversor integrado de vídeos, a Turma Virtual converte automaticamente os vídeos postados pelo usuário e disponibiliza na turma.



 Agendamento de Chats

A partir de agora também é possível agendar bate-papos (chats) e depois visualizar o conteúdo do que foi debatido.  Desta forma é possível marcar um encontro on-line com data e hora programados entre docentes e alunos pela Turma Virtual.
           

           

Integração da Turma Virtual com o Twitter

O SIGAA agora é integrado com a rede social Twitter. O sistema já notificava os alunos através de e-mail e de um painel de atividades localizado na turma virtual. Agora, com a integração com o Twitter, o docente pode conectar a sua turma virtual ao site de microblogs. A cada nova atividade na turma virtual o SIGAA posta automaticamente a mensagem para o perfil indicado e notifica a todos os seus seguidores.

A escolha de qual conta no na rede social utilizar é de responsabilidade do professor. Caso ele queira usar a sua conta, por exemplo, basta indicar o usuário e senha depois que o sistema direcioná-lo para a tela do Twitter. Outra possibilidade seria criar uma outra conta específica para a turma.



          Para conectar o Twitter à turma virtual basta acessar Turma → Twitter, e fazer o login na rede. Depois, as atividades que forem registradas serão postadas pelo perfil registrado e assim os seus seguidores poderão ser avisados rapidamente.

Ensino Médio

            Além das novidades acima mencionadas, que valem para todos os níveis de ensino, a SINFO disponibilizou o novo módulo de Ensino Médio, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).  Agora, além do módulo técnico, a EAJ poderá também utilizar as potencialidades do SIGAA no Ensino Médio.

            Diversas outras melhorias estão em desenvolvimento pela Superintendência de Informática com o objetivo de tornar o SIGAA uma ferramenta cada vez mais inovadora e próxima da comunidade universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário