quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UFRN e FNDE assinam acordo de transferência tecnológica

Notícia originalmente publicada em um boletim especial da Agência de Comunicação da UFRN - AGECOM, no dia 22 de julho de 2011.

--

UFRN assina mais um acordo para transferência de tecnologia digital

A UFRN assinou com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), acordo de cooperação técnica para transferência de tecnologia para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

A assinatura do acordo é considerada um marco importante, porque é a primeira vez que os Sistemas Integrados de Gestão (SIG), desenvolvidos na Universidade, atendem um órgão diretamente vinculado ao Ministério da Educação.

Hoje já são 21 instituições que mantêm parceria com a UFRN para utilização desses sistemas, entre as quais 15 universidades e 6 outros órgãos da administração pública, como Polícia Federal, Ministério da Justiça e Controladoria Geral da União.

Foto: AGECOM/Enoleide Farias
Diretor de Sistemas Gleydson Lima: UFRN mantém parceria com 21 instituições que já receberam o Sistema Integrado de Gestão (SIG)

Melhores do país

Para o diretor de Sistemas da UFRN, Gleydson Lima, os programas desenvolvidos na UFRN são reconhecidos como os melhores do país para o gerenciamento na área da administração pública e de gestão universitária, apresentando soluções inovadoras desde a constituição do projeto em 2004.

Segundo Gleydson, o momento é de expansão e consolidação das ações com a abertura de novas possibilidades de atendimento. E essa perspectiva de crescimento já pode ser atestada pelo interesse em utilizar alguns dos sistemas desenvolvidos na UFRN, já demonstrado pela Presidência da República, outros ministérios, algumas universidades, institutos federais e agências reguladoras, como a Agência Reguladora de Petróleo (ANP) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Começo

Os sistemas integrados começaram a ser desenvolvidos em 2004, quando um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação, entre eles Gleydson Lima, então aluno da graduação, coordenou a criação do SIPAC. David Ricardo, Raphaela Galhardo e Ricardo Wendell também participaram da turma inicial que apostaram no projeto.
A partir daí, com o apoio do professor João Batista Bezerra, Superintendente de Informática na época e hoje Pró-reitor de Administração da UFRN, o grupo recebeu um maior suporte para desenvolver outros programas capazes de ajudar nos processos administrativos e acadêmicos.

Seguiram-se, então, outros sistemas: Sistema Integrado de Planejamento e de Recursos Humanos (SIGRH) e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que foram desenvolvidos todos na mesma arquitetura integrada originalmente concebida.

As facilidades oferecidas pelos programas despertaram o interesse de outras instituições. Em 2008, por exemplo, a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA-RN) aderiu aos sistemas SIG, tornando-se a primeira parceira.
No início de 2009, outras universidades federais aderiram aos sistemas SIG: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Depois vieram outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como: UFC, UFS, UFPA etc.

Fora da esfera das IFES, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça também assinaram acordos para transferência de tecnologia com o mesmo fim. Os recursos advindos dos acordos são utilizados para novas pesquisas, desenvolvimento e melhorias nas funcionalidades dos sistemas e de sua tecnologia.

O mais novo sistema, o SIGEleição, já foi aprovado e utilizado em 3 eleições, entre elas, para escolha da Coordenação do Diretório Central de Estudantes (DCE). Uma das vantagens apresentadas é que toda a comunidade universitária pode participar do processo, acessando terminais, mesmo fora da instituição, desde que utilizando ferramentas de segurança, como o cadastro único do SIGAA.

Segundo Gleydson Lima, hoje a Diretoria de Sistemas da UFRN conta com um grupo de mais de 120 integrantes. Muitas dessas pessoas são alunos de graduação de vários cursos, como Engenharia da Computação, Ciências da Computação, e alunos de outras áreas, como Letras, Radialismo e Comunicação, além de um grupo de profissionais de alto nível.

Metrópole Digital ampliará as possibilidades de avanços do sistema
Uma dos mais novos projetos na área de tecnologia da UFRN, o Projeto Metrópole Digital, também ajudará a ampliar a competência já desenvolvida pelo grupo na área de softwares para gestão pública e ensino. A SIG Software e Consultoria, uma das empresas incubadas pela Metrópole Digital, por exemplo, tem como foco a área de software de gestão pública e ensino.

A consolidação da empresa permitirá que a competência desenvolvida pelo grupo da UFRN contribua com a Tecnologia da Informação no mercado local e amplie as possibilidades de implantação dos sistemas SIG para mais instituições, especialmente aquelas que possuam carência de mão de obra especializada própria na área de TI.
Para Gleydson Lima, essa é uma meta importante, que trará uma grande contribuição para o desenvolvimento do estado, além de poder propiciar o aproveitamento dos alunos formados pelo Instituto Metrópole Digital, dos cursos de graduação e pós-graduação de computação da UFRN.

Além desse empreendimento da SIG Software e Consultoria, o Núcleo de Aplicação de Tecnologias em Automação (NATA), que representa a incubadora de empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, já aprovou outros 13 projetos de incubação de empresas nas diversas áreas de TI.

Foto: AGECOM/Ariston Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário