sexta-feira, 6 de março de 2009

A informatização da CDP

A informatização por meio de sistemas como o SIGAA, o SIPAC e o SIGPRH chegou às mais diversas áreas da Universidade, como é o caso da CDP (Coordenação Didática Pedagógica), que faz parte da PROGRAD (Pró – Reitoria de Graduação). Sobre essa informatização, conversei com Nostradamos Lins. Confira a seguir detalhes sobre o assunto:

Como funciona a CDP? Qual seu objetivo?
Nostradamos: A CDP é a coordenação didática pedagógica, responsável pela criação, acompanhamento e extinção de cursos de graduação. É como se fosse uma coordenação das coordenações. Além disso, coordena programas de graduação, como monitoria, PET, programa de apoio, melhoria de ensino e inclusão de deficientes.

Como ocorreu a informatização dessa área?
Nostradamos: Antigamente a gente contava com a informatização do Ponto A. No entanto, não possuiamos recursos, ferramentas como os que o SIGAA nos disponibiliza. Dessa forma, a maioria dos documentos estava disponível apenas no papel. A informatização da CDP se deu em 2007, primeiramente com o módulo da monitoria.

Quais as melhorias que a informatização proporcionou?
Nostradamos: Primeiramente a diminuição da utilização do papel e consequentemente de gastos com esse material. Deve-se mencionar também a agilidade, a facilidade e a rapidez das funções que realizamos.

Como funcionava a CDP antes da informatização?
Nostradamos: Antes do SIGAA, a gente contava apenas com a informatização disponibilizada pelo Ponto A. No entanto, como esse sistema era bastante rígido, fechado, muita coisa a gente não conseguia fazer por meio dele. Dessa forma, apesar de haver um sistema, existiam vários documentos em papel, em planilhas. Havia toda uma burocracia.

O que o senhor acha que ainda falta no sistema?
Nostradamos: Acho que falta desenvolver mais a parte gerencial (relatórios, por exemplo) e a parte de processos (alguns ainda tramitam em papel). O restante já tem uma base bastante efetiva e desenvolvida.

O que simboliza a informatização para a CDP?
Nostradamos: Simboliza avanço, melhoria, otimização do trabalho.

Por: Tatiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário