sexta-feira, 1 de julho de 2016

Versão 3.23.0 do SIGAA traz novidades e aprimoramentos para o sistema

Texto: Deborah Guerra

Disponibilizada pela SINFO no fim do mês de maio, a versão 3.23.0 trouxe novos aprimoramentos para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Dentre os módulos do Sistema, os que mais sofreram modificações foram os módulos de Graduação, Central de Estágios, Pesquisa, Biblioteca e Stricto Sensu.

Confira, abaixo, um resumo das alterações disponibilizadas pela nova versão:

Módulo de Graduação

Para iniciar, foram criadas funcionalidades que permitem que docentes vinculados a uma turma e chefes de unidade sejam notificados quando não houver plano de ensino cadastrado para a turma em questão e/ou quando a turma ultrapassar um determinado percentual de sua carga horária total sem que tenha sido registradas notas e frequências dos discentes que a compõem.

As operações de retificação de aproveitamento e consolidação de turma (acessada por meio do caminho: SIGAA → Módulos → Graduação → Alunos → Notas/Retificações → Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma) e de consolidação individual de discente (caminho: Consolidação Individual Caminho: SIGAA → Módulos → Graduação → Alunos → Notas/Retificações → Consolidação Individual) agora permitem que o usuário altere também a nota mínima e a situação da turma.




A declaração emitida pelo discente para comprovar seu vínculo com a Instituição (acessada pelo caminho: SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Emitir Declaração de Vínculo) também sofreu modificações. O campo "CGC" foi substituído pelo campo "CNPJ", no cabeçalho do documento.



Módulo de Pesquisa

A operação "Relatórios Finais", antes existente no módulo de Pesquisa, teve seu nome alterado para "Consultar/Validar Relatórios Anuais". Além disso, passou por alterações em sua localização no módulo, sendo agora encontrada na aba "IC" (caminho: SIGAA → Módulos → Pesquisa → IC → Relatórios de Iniciação Científica → Consultar/Validar Relatórios Anuais), e sofreu ajustes que permitiram seu melhor funcionamento e adequação à rotina da Instituição. Uma das modificações realizadas foi a alteração da tela inicial da operação, que recebeu novos campos para permitir a realização de buscas mais específicas.



Ainda no módulo de Pesquisa, foi criada uma funcionalidade que permite a validação de projetos externos submetidos por docentes da Instituição. O novo caso de uso, que pode ser encontrado no caminho SIGAA → Módulos → Pesquisa → Comissão de Pesquisa → Validações → Validar Projetos Externos, representa uma importante modificação no processo de cadastro de novos projetos externos, já que eles deixam de ter, automaticamente, o status "Em Execução", e passam a ser avaliados por um membro da comissão de pesquisa ou pelo gestor de pesquisa, que irá autorizar que sejam executados.

Por fim, o cadastro de consultores foi modificado de forma a permitir que eles possam realizar posteriormente pareceres relacionados aos planos e projetos realizados na Instituição. Para consultores externos cadastrados como especiais, passou a ser permitido avaliar planos de trabalho, sejam eles de sua área específica ou de todas as áreas de atuação.

Módulo Stricto Sensu

O módulo Stricto Sensu do SIGAA agora permite o cadastro de notícias no portal público em outros idiomas. Além de ser permitido seu cadastro, as notícias também serão exibidas no portal de acordo com o idioma selecionado para visualização.

Em adição ao ajuste listado acima, o sistema também foi modificado de forma a permitir a inserção de título, resumo e palavras-chave de trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu nas notícias de divulgação de suas bancas (caminho SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação), conforme exibido na imagem abaixo.


Módulo Biblioteca

O módulo de Biblioteca do SIGAA sofreu pequenas, porém significativas, modificações. Foram feitos ajustes na aba "Doação e Intercâmbio" do módulo de forma a permitir que o texto de agradecimento enviado automaticamente pelo sistema pudesse ficar mais claro e, assim, se ajustar melhor à rotina da Instituição. Além disso, a funcionalidade de cadastro de textos predefinidos para serem enviados pelo sistema (que pode ser acessada pelo caminho: SIGAA → Módulos → Biblioteca → Doação e Interc. → Cadastros → Textos Predefinidos) recebeu novos campos que permitem informar se o texto deve ser enviado em caso de DOAÇÃO ou INTERCÂMBIO de materiais, como exibido na imagem a seguir.




O Relatório de Doação e Intercâmbio, localizado na aba "Relatórios" (caminho: SIGAA → Módulos → Biblioteca → Relatórios → Doação e Intercâmbio → Doação e Intercâmbio), também foi aprimorado para trazer mais informações de forma mais organizada, facilitando, assim, seu uso pelos usuários do Sistema.

Módulo Central de Estágios

No que diz respeito às modificações realizadas no módulo Central de Estágio, é possível destacar ajustes pontuais que tiveram como objetivo facilitar o cadastro e a alteração das informações de estágios, além da inserção da possibilidade de cadastrar, a partir de agora, mais de um supervisor para um único estágio. É importante ressaltar que os nomes de todos os supervisores incluídos passam a ser impressos no termo de compromisso do estágio, para a tomada de assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário