quarta-feira, 21 de março de 2012

SIG para Dispositivos Móveis


SINFO lança versão dos SIG para celulares da comunidade acadêmica em abril




          A Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lança para a comunidade acadêmica no início de abril, uma versão dos Sistemas Integrados de Gestão (SIG) para celulares Android e para SmartPhones. Inicialmente, o sistema irá atender apenas aos usuários do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). 






            A UFRN ganha destaque por exportar os sistemas SIG – como é chamado o conjunto de programas que engloba o SIGAA, SIPAC, SIGPH e SIGPP – para várias outras universidades e também para outros órgãos do governo federal, como a Polícia Federal (DPF) e o Fundo Nacional de Educação (FNDE).



            No decorrer do desenvolvimento dos sistemas SIG surgem diversos problemas desafiadores dos quais alguns deles são transformados em projetos de pesquisa para a busca de uma melhor solução. Atualmente, são desenvolvidos quatro projetos de pesquisa/inovação nas áreas de Dispositivos Móveis, Teste de Software, Linha de Produto de Software e o programa de residência em software.



            O programa de Residência de Software foi idealizada buscando preparar os estudantes para o mercado de trabalho. É similar ao programa de residência médica que faz com que quem ainda está na academia adquira experiência de trabalho. Neste momento existem 12 alunos em residência. Para ingressar é necessário passar por uma seleção onde a preferência é para alunos em final de curso.



            A área de Tecnologia da Informação é rica por apresentar problemas que exigem soluções inovadoras. “Trabalhamos com um sistema de retroalimentação, durante o desenvolvimento são identificados potenciais áreas de investigação e assim pesquisamos a forma mais adequada para resolver estes problemas envolvendo o grupo de profissionais da SINFO e alguns pesquisadores do Departamento de Informática (DIMAp)”, afirma Gleydson Lima.






Natal, 21 de março de 2012
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN


Nenhum comentário:

Postar um comentário