quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Inovações no módulo Patrimônio

Desde o início do ano, os módulos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) vêm recebendo novidades e aprimoramentos. Recentemente, o módulo que passou pelos mais novos aprimoramentos e inclusão de novas funcionalidades foi o de Patrimônio. Inicialmente, neste módulo era possível registrar o tombamento (incorporação) dos bens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as movimentações destes bens entre os setores da universidade, os recolhimentos e alienações de bens, levantamento patrimonial, chamados patrimoniais e emissão de inúmeros relatórios como Inventário e RMB (Relatório de Movimentação de Bens).

Com as mudanças, novas operações foram acrescentadas como, por exemplo, registrar a cautela de bens para detentores, permitindo todo o controle e acompanhamento da devolução destes bens. Outra funcionalidade foi a de registrar a movimentação temporária, isto é, caso um bem precise sair da instituição com algum objetivo (conserto, manutenção, para utilização em cursos, congressos etc.), é possível registrar essa saída no sistema. Essa funcionalidade foi denominada de Movimentação Temporária pelo fato do bem possuir uma data prevista para retornar à instituição.

Tanto para o registro de cautela quanto para movimentações temporárias, o sistema permite o acompanhamento de forma eficiente por parte do setor de patrimônio, enviando emails e sinalizando por meio relatórios os bens que estão em atraso na sua devolução.

O chamado patrimonial, que é um mecanismo que possibilita a qualquer usuário do sistema se comunicar com o setor de patrimônio sobre questões ligadas aos bens, também teve suas funcionalidades aprimoradas. Antes, o chamado era composto apenas de um campo para a descrição. Hoje passou a ter uma finalidade (conserto, manutenção, transferência etc.). Além disso, o atendimento que, anteriormente, era apenas uma informação dizendo se o mesmo tinha sido atendido ou não, passou a ser uma funcionalidade que permite descrever o atendimento em várias etapas (Em Atendimento, Atendido ou Negado). O sistema sinaliza para o gestor do patrimônio os chamados patrimoniais pendentes de atendimento e, ao registrar o atendimento, o usuário que originou o chamado é notificado por email sobre o conteúdo do atendimento.

As consultas e relatórios existentes foram aprimoradas no sentido de permitir a consulta dos bens por diversos critérios. Além disso, novos relatórios foram criados auxiliando a gestão patrimonial.

Por Raphaela Galhardo

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