quarta-feira, 25 de maio de 2011

Workshop sobre cooperações técnicas com IFES teve início nessa quarta

A UFRN recebe a partir de hoje vários representantes de instituições federais de ensino superior - IFES que fazem parte da rede de cooperação técnica dos sistemas integrados elaborados pela SINFO. O primeiro Workshop IFES 2011 está acontecendo no auditório do Centro de Ciências Exatas e da terra. O evento acontecerá com uma programação diária pela manhã e à tarde até sexta-feira (27).
O diretor de sistemas Gleydson Lima fez a primeira apresentação do dia, tendo como tema a "Rede de Cooperação de Sistemas SIG - Crescimento e Futuro". Ele explicou como funcionou a implantação de sistemas como o SIGAA e o SIPAC na UFRN. Gleydson também comentou sobre as dificuldades de adaptação encontradas na adoção dos sistemas por parte da comunidade universitária, bem como as soluções encontradas para contornar esses problemas.

Durante a apresentação, discutiu-se entre os presentes novos caminhos de comunicação interna, vista em consenso como uma problemática geral de organizações com projetos ambiciosos. Algumas pessoas atentaram para o uso de aplicativos de mensagens instantâneas para troca de informações inter e intraorganizacional, mas Gleydson também chamou a atenção para as possibilidades que os fóruns e listas de discussões de e-mails podem oferecer. Para ele, é importante ter o equilíbrio. "Não podemos ser nem 8 (utilizar apenas mensagens instantâneas) nem 80 (apenas fóruns). Temos que achar um meio termo", frisou.


Depois de um rápido intervalo, o professor Adrião Duarte apresentou um histórico sintetizado do Metrópole Digital. Ele ressaltou a parceria que a SINFO mantém com a equipe do projeto e os benefícios que ela traz para ambos. Duarte também revelou os resultados práticos que o Metrópole tem atingido e a abrangência social e tecnológica que eles já alcançaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário