sexta-feira, 13 de agosto de 2010

UFERSA apresenta avanços com a adoção dos Sistemas da UFRN

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é uma das universidades brasileiras que adotam os sistemas da UFRN através de um mecanismo de cooperação técnica. O convênio existe há dois anos e a UFRN foi escolhida por possuir tecnologias que apresentam longevidade, segundo o Superintendente de TI da UFERSA, Kleber Jacinto. Foram feitas algumas perguntas a Kleber e ao Diretor Substituto do Registro Acadêmico (correspondente ao DAE na UFRN), Dairone Rosário, sobre essa transferência de tecnologia, na reportagem a seguir:

Qual era a situação antes do SIGAA e quais são os benefícios com a adoção do sistema?

Kléber: Antes o sistema não atendia a todas as demandas e, à medida que a Universidade foi crescendo, em quantidade de cursos, alunos e professores, surgiu a necessidade de um sistema mais simples e que permitisse aos estudantes visualizar históricos, por exemplo, sem precisar se dirigir à universidade. Hoje, a matrícula é feita toda on-line. O módulo Graduação foi implantado no fim de 2009 e em 2010 as matrículas já foram realizadas através do sistema.

O que mudou para o aluno e os professores da UFERSA com o SIGAA?

Kléber: A maior mudança é que, antes, tudo tinha que ser resolvido pessoalmente. Hoje, através do SIGAA, pode-se resolver muitas coisas, os alunos já criam fóruns, fazem consultas a notas, históricos, têm acesso a vários documentos sem precisar se deslocar ao campus.

Como vem acontecendo o processo de transferência? a UFERSA está satisfeita com a forma que vem sendo conduzido?

Kléber: Estamos satisfeitos sim. O convênio entre a UFRN e a UFERSA já existe há dois anos. No primeiro ano, houve a transferência de conhecimento. A UFRN enviou técnicos a Mossoró para realizar treinamentos, capacitações, para que os desenvolvedores da UFERSA não precisassem criar uma relação de dependência com os da UFRN, entendessem como os sistemas (SIGAA e SIPAC) funcionam e soubessem resolver qualquer eventual problema sozinhos. Uma vez que os sistemas foram implantados, a UFRN designou um de seus desenvolvedores para ser o responsável por tirar dúvidas e auxiliar no processo de utilização do SIGAA e do SIPAC.

Quais os próximos passos para implantação?

Kléber: O próximo módulo a ser implantado é o da Biblioteca. Além do SIGAA, também foram implantados alguns módulos do SIPAC: Almoxarifado, Patrimônio e Protocolo. Em seguida, virá o módulo Compras/Licitação e o de gestão de Contratos.

Falamos também com o Diretor Substituto do Registro Acadêmico, Dairone Rosário. Quando perguntado sobre o andamento do sistema em Mossoró, Dairone informou que “antes o aluno fazia tudo pessoalmente, trazia vários papéis. Na hora da matrícula, havia um tumulto na Universidade, um grande gasto com papéis etc. Hoje, diminuiu o operacional, o sistema simplificou muito a nossa vida”. O Diretor também informou que agora a preparação é para a implantação do módulo da pós-graduação.

Por Leila Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário