segunda-feira, 5 de julho de 2010

Superintendência de Informática realiza II Workshop técnico de Sistemas Institucionais da UFRN para a Rede IFES

A Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizou o II Workshop técnico dos Sistemas Institucionais da UFRN para a Rede IFES, no laboratório da Superintendência de Informática, do dia 21 à 25 de junho. Fazem parte da Rede IFES as universidades do Recôncavo Baiano, Rural da Amazônia, Ceará, Sergipe, Maranhão, Piauí e Pará. Segundo o Diretor de Sistemas, Gleydson Lima, o termo de cooperação técnica assinado entre estas universidades e a UFRN tem como objetivo o repasse de conhecimento e a transferência de tecnologia.

As palestras, apresentadas pelos desenvolvedores de software da diretoria dos sistemas, tinham como público-alvo os Técnicos de TI, Analistas de Sistemas e Arquitetos de software e visavam a capacitação dos participantes para que possam dar sustentabilidade ao software no ambiente de suas instituições.

O tema deste workshop foi o Sistema Acadêmico – SIGAA, com foco nos módulos Graduação e Stricto Sensu. A programação, explicada pelo coordenador de desenvolvimento do SIGAA, Ricardo Wendell, contou com apresentações da arquitetura dos sistemas – mais voltadas para o SIGAA, os modelos de dados de ensino e graduação; módulos e apresentação de stricto sensu; persistência e apresentação de dados das principais operações dos módulos Graduação e Stricto Sensu; matrícula on-line, incluindo o processamento de matricula; detalhes técnicos, voltados ao tratamento de expressões e equivalências, pré-requisitos e co-requisitos, processamento de matrícula e consolidação de turmas e finalizou com um debate técnico entre os envolvidos para consolidar as atividades realizadas no workshop.

Este evento faz parte de uma das estratégias da UFRN com o objetivo de cooperação técnica relativa a um produto de alta complexidade de engenharia, como os sistemas. Para Gleydson, “momentos como este são essenciais para a troca de experiências e debates”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário