segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeira apresentação do SUCUPIRA é sucesso na CAPES

Por João Victor Wanderley

              No último dia 30 de julho, a Superintendência de Informática da UFRN marcou presença no Conselho Técnico-Científico da CAPES (CTC/CAPES) para apresentar parte da plataforma SUCUPIRA, projeto responsável por coletar e disponibilizar informações sobre os Programas de Pós-Graduação brasileiros
Rubens Maribondo apresentando o Sucupira
(Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Apesar da concorrida agenda do evento, o diretor de avaliação da CAPES, o professor Lívio Amaral, disponibilizou todo o dia para o aguardado projeto. A plataforma foi apresentada pelo coordenador acadêmico Rubens Maribondo, pelo coordenador técnico Mário Melo e pelos analistas Daniel Cunha e Harrysson Nobrega.
Todos os coordenadores de áreas da CAPES tiveram acesso à carga de coleta de dados, onde puderam avaliaram o projeto e sugerir melhorias. Após a apresentação, a equipe do SUCUPIRA percebeu a importância do trabalho realizado por eles: “A avaliação foi muito positiva e a plataforma passou efetivamente a ser uma realidade e não um sonho”, afirma Maribondo.

Participantes da CTC/CAPES
(Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
O SUCUPIRA visa o desenvolver um sistema que facilite o fluxo de informações entre as PPG’s de todo o Brasil, coletando informações dos programas em tempo real e estabelecendo procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica. Seu nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, responsável pelos moldes que a pós-graduação brasileira tem ainda hoje. O sistema estará disponível para todo o país no fim de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário