quinta-feira, 20 de junho de 2013

SIGAA 3.11.0

SIGAA VERSÃO 3.11.0
Módulo de Graduação


        

         Atendendo às demandas solicitadas pela PROGRAD, no dia 17 de junho do corrente ano, a Superintendência de Informática da UFRN lançou a versão 3.11 do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA.
          Esta versão agrupa novas regras em algumas das funcionalidades mais relevantes para os Cursos de Graduação da UFRN.

Alterações na Criação de Turma e Ingresso de alunos
        Na nova versão, para criar uma turma será necessário considerar as seguintes regras:
  •     A carga horária (CH) do professor será obrigatoriamente menor ou igual que o número de aulas do horário/período correspondente. No caso de mais de um professor no mesmo horário/período, a CH será dividida.
  •     Se a turma permitir mais de um professor simultâneo, haverá um campo para cada professor, valendo a regra dentro de cada campo.
  •     Se o número de aulas for maior que a CH da disciplina, a CH do professor será limitada. Se houver mais de um horário e/ou mais de um professor, a redução será proporcional ao número de aulas.
  •     O número de aulas do horário/período deve ser maior ou igual que a CH do componente curricular.
  •     Para poder consolidar a turma, o professor deverá obrigatoriamente registrar presença em um número de aulas igual ou superior a um percentual da carga horária.

         Alterações para os alunos ingressantes:
  •     Aos que possuem sua matrícula cancelada, a vaga será reservada para seu suplente.
  •     Para os alunos que forem matriculados via plano, não será possível realizar transferência entre turmas pela chefia, exceto pela DACA.

        Agora a matrícula extraordinária, além de ocupar as vagas não preenchidas durante a Matrícula/Rematrícula, deve permitir a ocupação de vagas trancadas de determinadas turmas.

Novidades no Cadastro de Componente Curricular
       A busca por componente curricular ganhou o novo campo de pesquisa, que permite ao usuário procurar pelo componente de acordo com sua modalidade.



 
     Foram feitas alterações no cadastro de componente, para indicar se o componente será para ensino presencial ou à distância, e o número máximo de docentes da turma.

 
  

 Novo Campo Coorientador

      Na Aba Matrículas e Programas, em Registrar Atividades, foi acrescentado um campo opcional para informar um coorientador no registro de atividades do tipo Trabalho de Conclusão de Curso.


 Alteração da Regra de Cancelamento
      O cancelamento de um programa passou a considerar apenas as matrículas em componente curricular que não foram concluídas, ou seja, as que estiverem com status Matriculado e/ou Em Espera.











Natal, 20 de Junho de 2013

Diretoria de Sistemas

Superintendência de Informática - UFRN


Um comentário:

Unknown disse...

Sou docente da UFMA e doutorando do Programa de Douramento em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Estou com a pretenção de desenvolver a minha tese sobre o uso do SIGAA, módulo Turma Virtual. Estou precisando do contato de alguém que converse comigo, pois preciso saber, por exemplo, quantas IES brasileiras já utilizam o SIGAA, pois a minha investigação será sobre a seguinte temática "As práticas pedagógicas dos docentes da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade de Aveiro (Brasil e Portugal) quanto ao uso das plataformas de gestão de aprendizagem (SIGAA e SAPO)." O SAPO é uma plataforma utilizada na Universidade de Aveiro semelhante ao SIGAA. Estou na fase de elaboração do projeto de tese. Estou precisando muito do contato de alguém do grupo que possa troca ideias comigo. Urgente!!! isantosdiniz70@gmail.com

Postar um comentário