segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novidades no Módulo de Protocolo do SIPAC

Alguns itens foram alterados no módulo de Protocolo do SIPAC, responsável pelo gerenciamento informatizado dos documentos da universidade, trazendo mais agilidade nos processos e no acesso às informações.

Processos

A primeira alteração ocorreu ao cadastrar processo (SIPAC → Protocolo → Processos → Cadastro → Cadastrar Processo), pois essa opção sofreu uma reestruturação para adaptar-se à Portaria Normativa Nº 5 de 2002, que fala sobre os procedimentos para utilização de protocolos. Um dos itens importantes foi a possibilidade de registrar processos externos, ou seja, aqueles que são criados em outros órgãos. Além disso, também é possível incluir documentos no processo já existentes na base de dados.

Ainda com relação a processos, foi criada a opção Juntada de Processos (SIPAC → Protocolo → Processos → Juntada → Juntada de Processos), que tem por objetivo unir um processo a outro, com o qual se tenha alguma relação ou dependência. Essa união pode ser feita por Anexação ou por Apensação. A Juntada por Anexação é uma juntada definitiva, passando a constituírem um só processo. Já a Juntada por Apensação é uma forma de unir os processos de forma provisória a um processo mais antigo.

Outra nova funcionalidade disponível foi a de autuar processo (SIPAC → Protocolo → Processos → Cadastro → Autuar Processo), permitindo que documentos existentes se autuados, passando a ser considerados processos.

Memorandos Eletrônicos

Os memorandos também sofreram alterações. O acesso através do Portal Administrativo agora se dá pela aba Comunicação. Além disso, o cadastro desses documentos permite mais de um responsável pela autenticação, sendo necessário que os dois responsáveis autentiquem o memorando no sistema. Com as alterações, também se tornou possível que o memorando seja autenticado e salvo, e não enviado automaticamente. Outra novidade, é que além do destinatário principal do memorando, é possível enviar o memorando com cópia para alguma unidade e/ou servidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário