terça-feira, 23 de novembro de 2010

ABIN destaca acordo de cooperação com UFRN

A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), em seu site oficial, publicou matéria a respeito do acordo de cooperação entre a UFRN, Ministério da Cultura e a própria ABIN, assinado no dia 18 de novembro. Abaixo, segue o texto original do site.

"Promover a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, a transparência pública, a modernização, a efetividade do Estado e a desburocratização. Essa é a tônica do acordo de cooperação técnica em Tecnologia da Informação e Gestão celebrado em 18 de novembro de 2010 entre a Abin, o Ministério da Justiça e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento, realizado no MJ, contou com a presença do Diretor-Geral da Abin, Wilson Roberto Trezza, do Secretário-Executivo do MJ, Rafael Thomaz Favetti, e da Vice-Reitora da UFRN, Ângela Paiva. No evento, o Ministério da Cultura também assinou acordo com o MJ e a UFRN.

A assinatura é resultado de contatos realizados com a universidade potiguar ao longo de 2010 para a participação da Abin em rede de cooperação técnica, no desenvolvimento de estudos em matéria de TI e Gestão, bem como na implantação de soluções tecnológicas voltadas à administração interna e à gestão de pessoas. Com o ingresso da Abin, serão 17 instituições federais operando em rede colaborativa. Dessas, 12 são universidades federais que compõem a Rede IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). Já havia sido criado um comitê de integração de sistemas com o nome de Rede Ciclo, que inclui a Abin, o MJ, o Ministério da Cultura, os Departamentos de Polícia Federal e de Polícia Rodoviária Federal.

Rede Ciclo

Os sistemas da Rede Ciclo vão interagir com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e a de Recursos Humanos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e com a Secretaria de Tesouro Nacional e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Ministério da Fazenda. Por meio dessa interoperação, a Rede Ciclo chegará aos sistemas estruturantes do Governo Federal, como Siafi, Siape, SCDP, Comprasnet, Siasg, entre outros.

Na Abin, a expectativa é de que, até o final de 2010, a interface com o Sistema de Contratos do Governos (Siscon) esteja em funcionamento, no projeto chamado Ciclo Abin. Outros módulos serão gradualmente agregados até 2012, entre os quais o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e o Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Recursos Humanos (SIGPRH). Cerca de 30 funcionalidades administrativas serão disponibilizadas, gerando significativa economia e agilidade no processo de gestão da Abin, principalmente com a criação de uma base única integrada."


(Para ver o texto no site da ABIN, clique aqui.)

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Augusto,

Gostaria de saber se o sistema da UFRN terá integração com o sistema de informação de custos da administração federal, desenvolvido pelo ministério da justiça?

E esses software subsituem sistemas legados ou automatizam processos feitos ainda em planilhas excel?

Aguardo retorno!
Obrigada!

Augusto de Lira disse...

Olá, Ceila

O sistema SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) se comunica com alguns sistemas de governo e substitui os sistemas legados e planilhas utilizados pelas instituições parceiras.
Qualquer dúvida, entre em contato novamente.

Obrigado pela visita.

Postar um comentário