A versão 3.4 do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
(SIGAA) foi publicada na tarde da sexta-feira, dia 14 de outubro de 2011. Dentre as principais novidades da versão está
um conjunto de melhorias na turma virtual e a disponibilização do módulo de
ensino médio para uso da Escola Agrícola de Jundiaí.
Turma Virtual
Pensando em uma melhor formatação do
conteúdo da Turma Virtual a versão 3.4 do SIGAA ocultou os ícones de edição dos
conteúdos, que apareciam por padrão ao
entrar na Turma. Agora, para que os
ícones de edição apareçam, é necessário pressionar no botão Ativar Edição , no canto superior direito da tela:
Após pressionar esse botão, os ícones de edição da turma serão exibidos:
Para
retornar à página anterior, basta clicar no botão Desativar Edição:
Os
arquivos e conteúdos associados a um tópico podem ter sua ordem alterada. Isso possibilita a reorganização de acordo com critérios definidos pelo próprio
docente.
Para mover um material, basta clicar na barra azul, visível ao lado do ícone do material, e arrastar
para sua nova posição, conforme ilustram a sequencia de figuras a seguir:
(I)
Para selecionar o material a ser movido,
clique na barra lateral azul e arraste-o, mantendo o mouse pressionado, para a
sua localização de destino:
(II)
Arraste
o material até o destino e solte o botão do mouse. Dessa forma, o conteúdo irá
assumir a posição indicada:
Tabulação de Material e criação de rótulos
Utilizando a seta verde ao lado do
material é possível adicionar tabulação ao
material. Adicionalmente a este recurso,
foi criada possibilidade do docente criar Rótulos. O recurso rótulo é utilizado
para que o professor crie um texto descritivo sobre o que o estudante poderá
encontrar naquela semana ou tópico específico, bem como possibilita criar
títulos para separar o material disponibilizado em cada tópico.
Observe na figura acima o Rótulo (em vermelho) e o material abaixo dele
tabulado. Dessa forma, o docente pode organizar o material da forma que julgar
conveniente para os alunos.
Conversão automática de vídeos
Outra
novidade é a conversão automática de vídeos postados em outros formatos, para
exibição direta na turma virtual. Anteriormente, o docente tinha que enviar o
vídeo em formato SWF ou FLV. Agora, com
o conversor integrado de vídeos, a Turma Virtual converte automaticamente
os vídeos postados pelo usuário e disponibiliza na turma.
A partir de agora
também é possível agendar bate-papos (chats) e depois visualizar o conteúdo do
que foi debatido. Desta forma é possível
marcar um encontro on-line com data e hora programados entre docentes e alunos pela
Turma Virtual.
Integração da Turma Virtual com o
Twitter
O SIGAA agora é integrado com a rede social Twitter. O sistema já notificava os alunos através de
e-mail e de um painel de atividades localizado na turma virtual. Agora, com a integração com o Twitter, o
docente pode conectar a sua turma virtual ao site de microblogs. A cada nova atividade na turma virtual o
SIGAA posta automaticamente a mensagem para o perfil indicado e notifica a
todos os seus seguidores.
A escolha de qual conta no na rede social utilizar é de responsabilidade do
professor. Caso ele queira usar a sua
conta, por exemplo, basta indicar o usuário e senha depois que o sistema
direcioná-lo para a tela do Twitter. Outra possibilidade seria criar uma outra conta específica para a turma.
Para
conectar o Twitter à turma virtual basta acessar Turma → Twitter, e
fazer o login na rede. Depois, as atividades que
forem registradas serão postadas pelo perfil registrado e
assim os seus seguidores poderão ser avisados rapidamente.
Ensino Médio
Além das novidades acima mencionadas, que valem para
todos os níveis de ensino, a SINFO disponibilizou o novo módulo de
Ensino Médio, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Agora, além do módulo técnico, a EAJ poderá
também utilizar as potencialidades do SIGAA no Ensino Médio.
Diversas outras melhorias estão em desenvolvimento pela
Superintendência de Informática com o objetivo de tornar o SIGAA uma ferramenta
cada vez mais inovadora e próxima da comunidade universitária.
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