Um dos principais pontos desta norma é a depreciação, que consiste na redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
Através dessa norma, reconhece-se que a administração pública federal não pratica até o momento procedimentos para preservar o valor original adequado dos ativos, fazendo com que os mesmos permaneçam com valores históricos, não configurando uma base monetária inicial confiável para a aplicação dos procedimentos de depreciação. Esse trabalho de adequação de valor dos ativos é complexo, demandando tempo e recursos humanos, principalmente para aquisições realizadas em exercícios anteriores, e, por isso, não necessita ser realizado imediatamente, e sim gradativamente, de acordo com as possibilidades de cada órgão, respeitando cronograma indicado nesta macrofunção.
Definir o valor que um bem deverá ser depreciado é uma tarefa complicada, pois depende da data inicial de balanço desse bem, de sua vida útil e valor residual. No caso da UFRN, atualmente, isso significaria calcular quanto cada um dos mais de 500.000 bens deveria ser depreciado mensalmente.
Conforme calendário definido, deve-se iniciar o procedimento de depreciação pelos bens adquiridos, incorporados e/ou colocados em utilização a partir de janeiro de 2010, uma vez que os mesmos já apresentam uma base monetária inicial confiável, não necessitando ser submetidos previamente ao procedimento de reavaliação ou redução a valor recuperável.
Apesar de ter um prazo até o final de janeiro de 2011 para depreciar os bens adquiridos em 2010, a UFRN, através da funcionalidade de Ajuste de Valor Contábil do módulo de Patrimônio do SIPAC, antecipou-se e já realizou a depreciação dos bens adquiridos entre janeiro e outubro de 2010. Os mais de 85.000 bens já foram depreciados, preservando os seus valores originais e mantendo valores históricos.
Com essa nova funcionalidade, é possível saber o valor depreciado por grupo de material (conta contábil) conforme exemplo abaixo:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFEkBtRCwpf-d0i5S91xY6uaQmOML9soLWfbmsxEfkHmPhLH8bm7QDya6zz6rewxOHKIlrxEXeFLJmA8cxTC69ofSYjgInKelzGiteo_JjMAVR4vLzv3VwfKj4TUkXodQJucSAYSUseDc/s400/image002.png)
Além disso, para cada grupo, é possível detalhar o valor depreciado para cada bem.
Exemplo de detalhamento para o grupo 5242 - MOBILIARIO EM GERAL:![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUU56n_RHCo33BE9kJ47PpaGFAH7sGYYt7Pcmi6GKOMFQLezUTLR-yJB2L4d4cFoBqU23193t4Wj1FSSAi9_JFGC1QCXiEe032r16I95OfMRcZa9v6WbhDOAxj-bZWtbtbK0EJzX0sFts/s400/image001.png)
Por: Raphaela Galhardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário