Com o surgimento do SIGPRH, buscou-se promover um auxílio às áreas de recursos humanos e planejamento da Universidade. É exatamente dentro desses âmbitos que se encontra o DAP (Departamento de Administração de Pessoal). Essa semana, conversei com Mirian Dantas dos Santos, chefe do DAP, sobre o auxílio que o sistema oferece ao departamento, como também como foi criado esse vínculo e quais as próximas metas. Detalhes dessa entrevista, você confere a seguir:
O que é o DAP?
Mirian: O DAP é o departamento de administração de pessoal, que cuida de toda a parte de registro funcional e pagamento. Dentro de suas responsabilidades estão: folha de pagamento, direitos, vantagens e benefícios do servidor.
Como o SIGPRH ajudou o DAP?
Mirian: O DAP tem um acúmulo de informação muito grande, já que na Universidade existe cerca de 5.600 servidores ativos. Se incluir os aposentados e pensionitas, são cerca de 10.000 servidores. Dessa forma, pra atender toda a demanda da gestão dos órgãos de controle, era preciso ter um sistema que desse o suporte necessário, oferecendo formas mais simples de realizar o trabalho do departamento, como por exemplo o controle de frequência e de férias.
Como se deu início a esse vínculo entre o SIGPRH e o DAP?
Mirian: Incialmente existia o RH, um sistema que começou a ser trabalhado no DAP e que com o tempo foi incorporado pela superintendência como SIGRH e agora como SIGPRH. O RH era como se fosse uma versão inicial. A gente começou organizando nossa base de dados, na qual já foram sendo desenvolvidas algumas funcionalidades, daí passou pro SIG. O SIG é como se fosse uma nova versão. Uma versão que incorporou mais tecnologia e outras ferramentas.
Quando o RH foi incorporado pela superintendência de informática e deu origem ao SIGPRH?
Mirian: Acho que o projeto do RH migrou pra superintendência em 2006, para então se tornar o SIGPRH.
Como surgiu a idéia de criar o RH?
Mirian: A idéia veio de uma necessidade extrema. Não dá pra trabalhar no DAP sem um bom sistema que dê suporte, já que o volume de informação do departamento é muito grande. Em 2004, quando o RH foi criado, a equipe que trabalhava nele ainda tava se estruturando. Só em 2006 foi que a superintendência de informática teve condições de assumir de verdade a parte de recursos humanos, porque antes a prioridade era pras partes acadêmica e administrativa.
Quem tem acesso às informações do DAP?
Mirian: Todas as pessoas têm acesso. O servidor tem acesso a tudo que é dele. Os gestores possuem um conjunto de processos com os quais trabalham como férias e frequências. Eles também podem consultar tudo. As informações estão abertas, isso permite uma maior transparência e segurança para o trabalho.
Qual você acha que é a maior contribuição do sistema pro DAP?
Mirian: Acho que a maior contribuição é a agilidade nos processos. Outra coisa que acho de grande importância, é essa descentralização, você socializa essas informações que antes ficavam muito fechadas. Hoje as pessoas têm acesso a elas. Além do que, tem também essa questão da segurança, de não ter mais aquele medo grande de perder as informações.
Por: Tatiane Gomes
O que é o DAP?
Mirian: O DAP é o departamento de administração de pessoal, que cuida de toda a parte de registro funcional e pagamento. Dentro de suas responsabilidades estão: folha de pagamento, direitos, vantagens e benefícios do servidor.
Como o SIGPRH ajudou o DAP?
Mirian: O DAP tem um acúmulo de informação muito grande, já que na Universidade existe cerca de 5.600 servidores ativos. Se incluir os aposentados e pensionitas, são cerca de 10.000 servidores. Dessa forma, pra atender toda a demanda da gestão dos órgãos de controle, era preciso ter um sistema que desse o suporte necessário, oferecendo formas mais simples de realizar o trabalho do departamento, como por exemplo o controle de frequência e de férias.
Como se deu início a esse vínculo entre o SIGPRH e o DAP?
Mirian: Incialmente existia o RH, um sistema que começou a ser trabalhado no DAP e que com o tempo foi incorporado pela superintendência como SIGRH e agora como SIGPRH. O RH era como se fosse uma versão inicial. A gente começou organizando nossa base de dados, na qual já foram sendo desenvolvidas algumas funcionalidades, daí passou pro SIG. O SIG é como se fosse uma nova versão. Uma versão que incorporou mais tecnologia e outras ferramentas.
Quando o RH foi incorporado pela superintendência de informática e deu origem ao SIGPRH?
Mirian: Acho que o projeto do RH migrou pra superintendência em 2006, para então se tornar o SIGPRH.
Como surgiu a idéia de criar o RH?
Mirian: A idéia veio de uma necessidade extrema. Não dá pra trabalhar no DAP sem um bom sistema que dê suporte, já que o volume de informação do departamento é muito grande. Em 2004, quando o RH foi criado, a equipe que trabalhava nele ainda tava se estruturando. Só em 2006 foi que a superintendência de informática teve condições de assumir de verdade a parte de recursos humanos, porque antes a prioridade era pras partes acadêmica e administrativa.
Quem tem acesso às informações do DAP?
Mirian: Todas as pessoas têm acesso. O servidor tem acesso a tudo que é dele. Os gestores possuem um conjunto de processos com os quais trabalham como férias e frequências. Eles também podem consultar tudo. As informações estão abertas, isso permite uma maior transparência e segurança para o trabalho.
Qual você acha que é a maior contribuição do sistema pro DAP?
Mirian: Acho que a maior contribuição é a agilidade nos processos. Outra coisa que acho de grande importância, é essa descentralização, você socializa essas informações que antes ficavam muito fechadas. Hoje as pessoas têm acesso a elas. Além do que, tem também essa questão da segurança, de não ter mais aquele medo grande de perder as informações.
Por: Tatiane Gomes
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