terça-feira, 12 de julho de 2016

Equipe do CEFET-MG faz visita de imersão à SINFO

Texto: Deborah Guerra


No período de 4 a 6 de julho, a SINFO recebeu colaboradores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG para uma visita de imersão aos sistemas. Com Termo de Cooperação Técnica já firmado com a UFRN, a Instituição iniciou o processo de implantação do SIGAA, SIGRH e SIPAC com o objetivo de integrar suas atividades e otimizar os processos, já que os sistemas anteriormente utilizados ocasionavam uma separação entre a gestão das diversas áreas do Centro. "A gente sempre teve uma dicotomia entre o que é acadêmico e o que é administrativo. [...] Eu acho que os sistemas vão aproximar muito essas atividades. A nossa expectativa é que a gente consiga otimizar os processos a partir dessa integração", afirma Pedro Henrique Dias, Secretário Adjunto do Registro e Controle Acadêmico do CEFET-MG.

No que diz respeito ao processo de imersão, os visitantes elogiaram o atendimento, a atenção e a disponibilidade dos profissionais da SINFO que os receberam, em específico dos colaboradores Edmilson Júnior, Mychell Teixeira, Júlio César e Vielimir Silva. No entanto, destacaram alguns pontos do processo que, em suas opiniões, poderiam melhorar, como a documentação técnica dos sistemas e a programação das visitas. 

Para Cristiano Nunes, Analista de Sistemas do CEFET-MG, o cronograma e o roteiro do processo de imersão são pontos a serem aprimorados. "Uma coisa que poderia melhorar para as próximas reuniões desse tipo é que se tenha um roteiro, uma programação específica que a equipe que for fornecer esse treinamento às instituições cooperadas siga, de tal forma que sejam repassadas as informações básicas para que as próprias instituições façam a implantação dos sistemas", menciona.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

SINFO disponibiliza versão 4.25.0 do SIGRH

Texto: Deborah Guerra

Ainda no fim do mês de maio, a SINFO disponibilizou para suas instituições parceiras uma nova versão do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH. A versão trouxe aprimoramentos para os módulos de Capacitação, Comissões, Progressão, Assistência ao Servidor e Banco de Vagas.

Confira abaixo as principais modificações realizadas.

Módulo Capacitação

Para iniciar, a primeira tela da funcionalidade que permite a emissão do Relatório de Lacuna de Competências (acessada pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Levantamento de Necessidades de Capacitação -> LNC Gamificado -> Relatório de Lacunas de Competências), recebeu um novo filtro de busca (foi acrescentada a opção de buscar pela etapa de atitudes) e teve o campo "Ano" substituído pelo campo "Calendário", que permite que o usuário selecione o Levantamento de Necessidades de Capacitação - LNC que deseja utilizar como referência na emissão do relatório. Além disso, ainda na tela inicial da operação, foi adicionada uma legenda que permite verificar a importância ou o nível de domínio atribuído a cada valor informado no Levantamento, o que facilita o entendimento por parte do usuário. As modificações realizadas podem ser visualizadas na figura a seguir:


Além da tela de busca, o próprio Relatório de Lacuna de Competências também sofreu alterações, passando a exibir, na seção "Diferença entre a média da importância e do domínio", a coluna "Total de Respondentes":


Assim como o Relatório de Lacuna de Competências, o Relatório de Total de Respondentes x Total de Servidores, que pode ser acessado pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Levantamento de Necessidades de Capacitação -> LNC Gamificado -> Total de Respondentes, também teve o campo "Ano" substituído pelo campo "Calendário".

O Relatório de Avaliação de Reação (caminho: SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Relatórios - Avaliação das Capacitações -> Relatório de Avaliação de Reação), por sua vez, passou a exibir as críticas e sugestões apresentadas pelos servidores no momento do preenchimento do formulário de avaliação das capacitações realizadas pela Instituição. Seu formato, no entanto, permaneceu o mesmo.

Além das modificações mencionadas acima, o módulo também recebeu novas funcionalidades. A operação "Plano de Capacitação da Unidade", acessada pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Portal do Servidor -> Chefia da Unidade -> Capacitação -> Plano de Capacitação da Unidade, foi criada para permitir que chefes de unidades da Instituição tenha uma visão geral das opções de atividades de capacitação escolhidas e/ou sugeridas pelos servidores no momento do preenchimento do LNC. A visão geral é apresentada pelo sistema no seguinte formato:


Para facilitar e incentivar a capacitação dos servidores da Instituição, o SIGRH recebeu, também, a operação que permite a emissão de um Relatório de Servidores por Lacuna de Competência. O Relatório, que pode ser emitido acessando o caminho SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Levantamento de Necessidades de Capacitação -> LNC Gamificado -> Relatório de Servidores por Lacuna, permite que gestores identifiquem os servidores que possuem lacuna em um determinado conhecimento, habilidade ou atitude, de forma que possam planejar ações para preencher a lacuna encontrada.


O Relatório de Atividades de Capacitação (acessível pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Levantamento de Necessidades de Capacitação -> LNC Gamificado -> Relatório de Atividades de Capacitação) e o Relatório de Cursos de Educação Formal (caminho: SIGRH -> Módulos -> Capacitação -> Declarações/Relatórios -> Levantamento de Necessidades de Capacitação -> LNC Gamificado -> Relatório de Cursos de Educação Formal), que também foram disponibilizados na nova versão do Sistema, permitem acompanhar, respectivamente, as atividades e os cursos de educação formal que foram sugeridos por servidores ao preencherem o LNC da Instituição. Ao utilizar as funcionalidades, uma tela semelhante à exibida a seguir será apresentada pelo sistema:

Módulo Comissões

No módulo de Comissões do SIGRH, as funcionalidades "Cadastrar Comissão" (SIGRH -> Módulos -> Comissões -> Comissões -> Comissão -> Cadastrar Comissão) e "Listar/Alterar Comissão" (SIGRH -> Módulos -> Comissões -> Comissões -> Comissão -> Listar/Alterar Comissão) foram modificadas para permitir a inserção de membros ocupantes do cargo "Vice-Presidente" nas comissões formadas na Instituição. Foram modificadas, também, as permissões de acesso dos suplentes e dos secretários das comissões às demais funcionalidades do Módulo. As alterações realizadas não modificaram a aparência das funcionalidades.

Progressão

Na funcionalidade de consulta de Processos Aguardando Acertos Financeiros, que pode ser acessada pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Administração de Pessoal -> Financeiro -> Progressão Docente -> Processos Aguardando Acertos Financeiros, alguns dos campos presentes na página que exibe os detalhes de um determinado processo sofreram modificações: a sessão "Observações" passou a ser chamada de "Observações Financeiras" e o antigo campo "Observações" agora é denominado "Acertos Financeiros".


A operação de consulta de Processos Aguardando Publicação da Portaria (caminho: SIGRH -> Módulos -> Administração de Pessoal -> Cadastros -> Registros para o Servidor -> Progressão -> Progressão Docente -> Processos Aguardando Publicação da Portaria), por sua vez, sofreu ajustes que melhoraram seu fluxo, porém não alteraram sua aparência. Dentre as alterações realizadas, é possível destacar a integração e o uso dos dados presentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA e a correção na contagem da vigência da portaria, bem como a incorporação, ao fluxo da operação, da necessidade de aguardar publicação da portaria no boletim de serviços da Instituição.

Módulo Assistência ao Servidor

No módulo de Assistência ao Servidor, a primeira funcionalidade a ser modificada foi a operação "Organizar Fila de Espera", localizada em SIGRH -> Módulos -> Assistência ao Servidor -> Consultas de Saúde -> Atendimento -> Organizar Fila de Espera. Para iniciar, quando um usuário registra que um paciente que estava na fila de espera já foi atendido, o sistema agora solicita a confirmação da operação. Caso o atendimento do paciente seja confirmado pelo usuário, seu nome permanece na tela (ao contrário do que acontecia anteriormente, quando ele era ocultado), porém passa a ser exibido em uma nova lista. Após a alteração da situação do paciente para "Atendido", seja na funcionalidade em questão ou por meio da operação "Atender Paciente", acessada pelo profissional de saúde da Instituição, seu status não pode mais ser modificado pelo usuário. A tela exibida abaixo apresenta a nova lista de pacientes atendidos:


Já a funcionalidade de "Agendar Consulta" (acessada pelo caminho SIGRH -> Módulos -> Assistência ao Servidor -> Consultas de Saúde -> Agendamento de Consulta de Saúde -> Agendar Consulta) foi modificada para permitir o agendamento de mais de uma consulta para um mesmo paciente, em um mesmo dia e turno, o que não era permitido anteriormente. Apesar de ser uma importante alteração, ela não representou modificação na aparência das telas da operação.

O caso de uso "Inserir Paciente na Fila de Espera" (SIGRH -> Módulos -> Assistência ao Servidor -> Consultas de Saúde -> Atendimento -> Inserir Paciente na Fila de Espera), por sua vez, teve sua tela de busca modificada: na nova versão do SIGRH, no lugar de buscar por um determinado paciente, o usuário pode procurar por um profissional da saúde específico ou por uma especialidade e visualizar toda a sua agenda do dia, como exibido na imagem a seguir. Para permitir a inserção, na fila de espera, de pacientes que não tiveram consultas agendadas previamente, foi inserido nas telas da operação um link que permite o cadastro de novos pronto-atendimentos.


A caixa de busca exibida no início das operações "Remarcar Consulta" (SIGRH -> Módulos -> Assistência ao Servidor -> Consultas de Saúde -> Agendamento de Consulta de Saúde -> Remarcar Consulta) e "Cancelar Consulta" (SIGRH -> Módulos -> Assistência ao Servidor -> Consultas de Saúde -> Agendamento de Consulta de Saúde -> Cancelar Consulta) também foram modificadas e receberam novos campos, permitindo que o usuário utilize outros dados além do nome do paciente para localizar no sistema a consulta desejada. Para completar os ajustes realizados, ambas as operações receberam um novo ícone na lista de resultados da busca, ícone este que permite a visualização dos dados do paciente para o qual a consulta foi marcada.


Ao optar por visualizar os dados do paciente, o sistema os apresenta na tela a seguir, que também permite a atualização do número de telefone para contato:


Módulo Banco de Vagas

No módulo "Banco de Vagas", apenas uma funcionalidade foi modificada nesta nova versão do SIGRH. As opções de deferir e indeferir solicitações de remoção de servidores, encontradas na operação "Listar Candidatos à Remoção" (SIGRH -> Módulos -> Banco de Vagas -> Remoção -> Candidatos -> Listar Candidatos à Remoção) receberam três novos campos: "Unidade de Destino Deferida", "Parecer" e "Arquivo".


Além disso, ao prosseguir com o deferimento ou indeferimento da solicitação selecionada, o sistema agora direciona o usuário para uma nova tela, a partir da qual é possível solicitar a publicação, no boletim de serviços da Instituição, de uma portaria informando sobre a autorização ou o veto da remoção do servidor.


sexta-feira, 1 de julho de 2016

Versão 3.23.0 do SIGAA traz novidades e aprimoramentos para o sistema

Texto: Deborah Guerra

Disponibilizada pela SINFO no fim do mês de maio, a versão 3.23.0 trouxe novos aprimoramentos para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Dentre os módulos do Sistema, os que mais sofreram modificações foram os módulos de Graduação, Central de Estágios, Pesquisa, Biblioteca e Stricto Sensu.

Confira, abaixo, um resumo das alterações disponibilizadas pela nova versão:

Módulo de Graduação

Para iniciar, foram criadas funcionalidades que permitem que docentes vinculados a uma turma e chefes de unidade sejam notificados quando não houver plano de ensino cadastrado para a turma em questão e/ou quando a turma ultrapassar um determinado percentual de sua carga horária total sem que tenha sido registradas notas e frequências dos discentes que a compõem.

As operações de retificação de aproveitamento e consolidação de turma (acessada por meio do caminho: SIGAA → Módulos → Graduação → Alunos → Notas/Retificações → Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma) e de consolidação individual de discente (caminho: Consolidação Individual Caminho: SIGAA → Módulos → Graduação → Alunos → Notas/Retificações → Consolidação Individual) agora permitem que o usuário altere também a nota mínima e a situação da turma.




A declaração emitida pelo discente para comprovar seu vínculo com a Instituição (acessada pelo caminho: SIGAA → Portal do Discente → Ensino → Emitir Declaração de Vínculo) também sofreu modificações. O campo "CGC" foi substituído pelo campo "CNPJ", no cabeçalho do documento.



Módulo de Pesquisa

A operação "Relatórios Finais", antes existente no módulo de Pesquisa, teve seu nome alterado para "Consultar/Validar Relatórios Anuais". Além disso, passou por alterações em sua localização no módulo, sendo agora encontrada na aba "IC" (caminho: SIGAA → Módulos → Pesquisa → IC → Relatórios de Iniciação Científica → Consultar/Validar Relatórios Anuais), e sofreu ajustes que permitiram seu melhor funcionamento e adequação à rotina da Instituição. Uma das modificações realizadas foi a alteração da tela inicial da operação, que recebeu novos campos para permitir a realização de buscas mais específicas.



Ainda no módulo de Pesquisa, foi criada uma funcionalidade que permite a validação de projetos externos submetidos por docentes da Instituição. O novo caso de uso, que pode ser encontrado no caminho SIGAA → Módulos → Pesquisa → Comissão de Pesquisa → Validações → Validar Projetos Externos, representa uma importante modificação no processo de cadastro de novos projetos externos, já que eles deixam de ter, automaticamente, o status "Em Execução", e passam a ser avaliados por um membro da comissão de pesquisa ou pelo gestor de pesquisa, que irá autorizar que sejam executados.

Por fim, o cadastro de consultores foi modificado de forma a permitir que eles possam realizar posteriormente pareceres relacionados aos planos e projetos realizados na Instituição. Para consultores externos cadastrados como especiais, passou a ser permitido avaliar planos de trabalho, sejam eles de sua área específica ou de todas as áreas de atuação.

Módulo Stricto Sensu

O módulo Stricto Sensu do SIGAA agora permite o cadastro de notícias no portal público em outros idiomas. Além de ser permitido seu cadastro, as notícias também serão exibidas no portal de acordo com o idioma selecionado para visualização.

Em adição ao ajuste listado acima, o sistema também foi modificado de forma a permitir a inserção de título, resumo e palavras-chave de trabalhos de pós-graduação Stricto Sensu nas notícias de divulgação de suas bancas (caminho SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação), conforme exibido na imagem abaixo.


Módulo Biblioteca

O módulo de Biblioteca do SIGAA sofreu pequenas, porém significativas, modificações. Foram feitos ajustes na aba "Doação e Intercâmbio" do módulo de forma a permitir que o texto de agradecimento enviado automaticamente pelo sistema pudesse ficar mais claro e, assim, se ajustar melhor à rotina da Instituição. Além disso, a funcionalidade de cadastro de textos predefinidos para serem enviados pelo sistema (que pode ser acessada pelo caminho: SIGAA → Módulos → Biblioteca → Doação e Interc. → Cadastros → Textos Predefinidos) recebeu novos campos que permitem informar se o texto deve ser enviado em caso de DOAÇÃO ou INTERCÂMBIO de materiais, como exibido na imagem a seguir.




O Relatório de Doação e Intercâmbio, localizado na aba "Relatórios" (caminho: SIGAA → Módulos → Biblioteca → Relatórios → Doação e Intercâmbio → Doação e Intercâmbio), também foi aprimorado para trazer mais informações de forma mais organizada, facilitando, assim, seu uso pelos usuários do Sistema.

Módulo Central de Estágios

No que diz respeito às modificações realizadas no módulo Central de Estágio, é possível destacar ajustes pontuais que tiveram como objetivo facilitar o cadastro e a alteração das informações de estágios, além da inserção da possibilidade de cadastrar, a partir de agora, mais de um supervisor para um único estágio. É importante ressaltar que os nomes de todos os supervisores incluídos passam a ser impressos no termo de compromisso do estágio, para a tomada de assinaturas.