segunda-feira, 28 de março de 2016

SINFO recebe equipe da UNIVASF para Semana de Imersão

Texto: Deborah Guerra

No período de 07 a 11 de março, a SINFO recebeu a equipe da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF para uma semana de imersão e aprendizado sobre os sistemas SIG. Durante os treinamentos, dos quais participaram profissionais de Infraestrutura em Tecnologia da Informação e de Sistemas de Informação, os servidores visitantes puderam tirar dúvidas acerca dos sistemas e realizaram, em conjunto com os colaboradores da SINFO, as configurações necessárias para dar início ao processo de implantação dos sistemas.

Segundo o Diretor do Departamento de Sistemas de Informação da UNIVASF, Antônio Fredson de Sá Novaes, por ser uma Instituição relativamente nova - tendo sido fundada há apenas 13 anos -, a UNIVASF ainda não possuía um sistema acadêmico local e vinha utilizando temporariamente o sistema da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A implantação e uso de todos os módulos dos sistemas SIPAC, SIGRH, SIGAA e SIGAdmin surgiu como uma opção para sanar o problema da necessidade de um sistema definitivo que permitisse automatizar os processos da Instituição.

Ainda de acordo com Novaes, nessa primeira etapa do processo de implantação, os servidores da UNIVASF já se depararam com dúvidas relacionadas aos sistemas, que conseguiram sanar com o auxílio dos colaboradores da SINFO. No entanto, apesar de acreditar que muitas outras questões devem surgir com o início do uso das funcionalidades, o Diretor acredita que a semana de imersão foi importante para que a implantação do sistema pudesse ser efetivamente iniciada na Instituição.

"A semana de imersão permite que a gente realize os primeiros passos da implantação dos sistemas de forma mais ágil. Se a gente fosse fazer tudo à distância, [o processo] ia demorar muito mais tempo. Estando aqui, o aprendizado é mais rápido. É uma experiência que está sendo positiva", afirma Antônio.

terça-feira, 22 de março de 2016

SINFO disponibiliza versão 4.22.0 do SIPAC

Texto: Deborah Guerra

No último dia 17 de março, a SINFO disponibilizou para as instituições parceiras a versão 4.22.0 do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC. Diversos módulos do sistema agora contam com novidades e aprimoramentos que visam facilitar o uso das funcionalidades e o cumprimento da rotina dos usuários em suas instituições de origem.

Confira, abaixo, um resumo das alterações disponibilizadas nessa atualização:

Módulo de Requisições:

A coluna "RIP do Imóvel" foi inserida no cadastro de requisições relacionadas a imóveis. A informação, que consiste do número do imóvel no Registro Imobiliário Patrimonial, permite sua melhor identificação e acompanhamento por parte da Superintendência de Infraestrutura da instituição.


Módulo de Infraestrutura:

O cadastro e a alteração de uma obra no sistema agora permitem a inserção de mais de uma requisição do serviço. A modificação se tornou necessária pois existem situações nas quais uma única licitação contempla mais de uma requisição. Além disso, um novo campo foi criado para a inserção do valor contratado para cada requisição informada.


Além disso, a partir dessa nova versão, as funcionalidades ligadas a obras passarão a utilizar os dados de empenhos derivados do contrato de obra, e não os empenhos da obra em si. Isso porque, no sistema, o empenho deixará de ser associado à obra e passará a ser associado ao seu contrato. Assim sendo, todas as informações de empenho de uma obra serão derivadas do contrato.

Nas funcionalidades referentes ao cadastro e atualização de cronograma de obras, a atualização tornou possível a inserção de mais de um cronograma por obra, requisição e empenho. Assim, os cronogramas estarão sempre atualizados, permitindo que os usuários acompanhem de perto o andamento das obras.


Por fim, na operação de adicionar pagamento à uma obra específica, ao optar por inserir o pagamento a um cronograma normal, o sistema solicitará que seja informado o cronograma ao qual o pagamento se refere, conforme exibido na imagem a seguir.


Módulo de Contratos

Dentre os ajustes realizados no módulo de Contratos do SIPAC, é possível destacar que ao optar por visualizar os detalhes de um determinado contrato de obras, o sistema passará a exibir as informações da requisição da obra e do registro de imóveis.


Módulo de Patrimônio Imóvel

Um novo relatório foi criado para o módulo de Patrimônio Imóvel. O "Relatório de Gastos com Imóveis", que permite visualizar os gastos que foram realizados com as obras de um determinado imóvel da Instituição, é gerado no formato abaixo:


terça-feira, 8 de março de 2016

SINFO lança aplicativo SIGAA Mobile para sistema operacional iOS

Texto: Deborah Guerra

 

A Superintendência de Informática da UFRN lançou ontem, 07 de março, na App Store, loja virtual de aplicativos da Apple, a versão do SIGAA Mobile para smartphones que utilizam o sistema operacional iOS. O aplicativo, que permite o acesso dos discentes da UFRN às principais informações de suas turmas, possui layout diferente da versão para Android e funciona em dispositivos com versão 9.0 ou superior do sistema operacional da Apple.

Dentre as principais funções disponibilizadas pelo SIGAA Mobile para iOS, é possível destacar o acesso online e offline às informações da turma, o download de documentos, a visualização de todas as notas do semestre atual em uma só tela e a consulta aos horários de aula.

O aplicativo permite, também, o acesso online às principais informações do discente relacionadas ao restaurante universitário da UFRN, tornando possível a consulta de saldo do cartão do RU, a visualização do histórico de uso do cartão e a verificação do status do auxílio-alimentação.

"O lançamento do SIGAA Mobile para a plataforma iOS vem para atender a crescente demanda da comunidade acadêmica. Esse aplicativo já traz a nova identidade visual da SINFO, que teve a preocupação de fornecer para os usuários uma melhor acessibilidade, usabilidade e visualização dos dados das suas turmas de forma rápida, mesmo sem o acesso a internet", afirma Jean Guedes, líder da equipe de Desenvolvimento Mobile da SINFO.