segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SIGRH facilita trabalho de servidores da UFRRJ


Texto de Luis Henrick Teixeira

A atenção dos servidores da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) está toda voltada para o novo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG RH) que facilita o cadastro de servidores em um sistema único dentro da UFRRJ. Com o diferencial da tecnologia do treinamento, realizado por videoconferência.

O novo sistema é resultado de uma pesquisa com várias universidades do país. A UFRRJ escolheu o sistema criado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) devido ao bom trabalho desenvolvido e à sua preocupação com o desenvolvimento de tecnologia. O processo de licitação na Rural só foi decidido após visitas técnicas e o conhecimento mais detalhado do projeto pelas equipes da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cotic).

O programa irá ajudar a Universidade a se integrar em um sistema único. Todos os tipos de processos serão realizados a partir da plataforma SIG. Os servidores poderão lançar digitalmente folhas de pagamento, férias e outras atividades administrativas. Isto dinamiza processos e facilita para que outros departamentos utilizem a mesma plataforma para terem acesso às informações. Anteriormente, o processo era mais burocrático, com cada setor utilizando seu próprio sistema.

– Buscávamos algo que atendesse às necessidades da nossa Universidade e fomos apresentados ao que é utilizado na UFRN em um encontro de instituições federais. Depois de várias pesquisas, descobrimos que sua aplicação seria a ideal – conta o coordenador da Cotic, Fábio Cardozo.
Treinamento

Recentemente, a Cotic passou por uma mudança de gestão. O atual coordenador, Fábio Cardozo, espera consolidar alguns esforços que já vêm sido desenvolvidos no setor. A prioridade da gestão é melhorar os serviços já prestados:

– Queremos reduzir as demandas acumuladas e melhorar para que os atendimentos que realizamos sejam mais rápidos. Já demos passos importantes com o novo portal da UFRRJ e com o SIG, que, além de ser uma plataforma inovadora, facilita e melhora a qualidade do trabalho. Ainda temos mais projetos para colocar em prática.

* Texto adaptado da publicação RURALSEMANAL,Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ANO XXII - n° 18 - 23 a 29 de novembro de 2015

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SINFO recebe visita do Ministério da Justiça

Texto: Deborah Guerra

No período de 30 de setembro a 2 de outubro, a Superintendência de Informática da UFRN recebeu a visita de representantes do Ministério da Justiça - MJ, que vieram à Instituição com o intuito de conhecer melhor o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC e suas funcionalidades.

Durante a visita, os representantes Márcia Reis, Coordenadora Geral de Logística e responsável pela implantação do sistema no MJ, e Raimundo Rodrigues Neto, novo chefe da Divisão de Material e Patrimônio do Ministério, aperfeiçoaram os conhecimentos relacionados ao sistema para, após o retorno ao MJ, apresentar a ferramenta aos membros das equipes que lidarão diretamente com ele.

"Com essa visita, foi possível tirar todas as dúvidas que eu tinha. Foi bastante proveitoso e isso já vai adiantar um monte de tarefa que estava parada pra semana que vem dar andamento no projeto", afirmou Márcia Reis.

O chefe da Divisão de Material e Patrimônio do Ministério, Raimundo Rodrigues Neto, também se mostrou entusiasmado com as possibilidades apresentadas pelo SIPAC. "Conhecer o SIPAC foi interessante. [...] Há uma diferença de configuração na forma como a UFRN utiliza o SIPAC em relação à composição das unidades, o fluxo de processos, mas ele me pareceu interessante especialmente na questão da geração de relatório. Pelo que eu pude perceber, no SIPAC a gente teria uma facilidade maior e uma quantidade de relatórios maior, com refinamentos maiores", destaca.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atualização do SIGAA Mobile traz melhorias para os usuários

Texto: João Victor Wanderley

Após ser relançado em sua versão beta, o SIGAA Mobile passou por recentes atualizações com o objetivo de proporcionar um melhor serviço para seus usuários. O aplicativo, que pode ser utilizado por usuários de dispositivos Android a partir da versão 4.0 (Ice Cream Sandwich), traz aperfeiçoamentos para alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

A ferramenta, que deixou de ser beta e passou a ser oficial desde o dia 28/10, traz uma navegação mais rápida e eficiente. “Da versão antiga para a versão atual, conseguimos melhorar a customização do código. A performance do aplicativo, que tinha alguns bugs e era lenta, trazia uma série de problemas. Conseguimos modelar e retirar esses problemas do aplicativo”, afirma o Desenvolvedor de Sistemas Victor Oliveira.

Os alunos da UFRN encontrarão, também, uma melhora na página de horário. Agora, os horários de aula são apresentados de forma mais dinâmica, seguindo o formato de calendário. A visualização permite que sejam vistas as aulas do mês todo ao invés de apenas as aulas do dia.
Também foi inserido no app a consulta de saldo no Restaurante Universitário – RU. Com atualizações em tempo real, os alunos podem consultar os créditos disponíveis para cada refeição ou, em caso de bolsistas, quais são as refeições contempladas.

Para os professores da Instituição, a novidade está na possibilidade de consultar informações das Turmas Virtuais. Assim, é possível que o docente realize a chamada pelo próprio dispositivo móvel, cadastre notícias nas Turmas Virtuais e as compartilhe em redes sociais.

Além de todas essas novidades, o SIGAA Mobile passou a operar no modo offline. Essa alteração visa otimizar o trabalho dos professores, já que as versões anteriores do aplicativo solicitava sincronizações manuais. “O SIGAA hoje ficou totalmente offline, ou seja, não necessariamente precisa estar em rede para usá-lo. Eu preciso estar em rede para pegar os meus dados, depois disso posso usá-lo totalmente offline”, afirma o Líder Técnico de Engenharia de Projetos Mobile Jean Guerethes.

Apesar dessa novidade, o cadastro de notícias e a consulta do RU só funcionam quando conectados a alguma rede. O app pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.



terça-feira, 3 de novembro de 2015

SINFO recebe visita técnica de equipe da UFRRJ

texto: Deborah Guerra

No período de 21 a 23 de setembro, a SINFO recebeu a visita técnica da equipe da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), instituição cooperada cuja visita teve como objetivo a análise e melhor conhecimento dos sistemas que serão implantados e do próprio processo de implantação a ser realizado.

A equipe, formada pelo Diretor do Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares – DMSA da Instituição, Murilo Barbosa Sales; pela Chefe da Seção de Registros de Preços, Lucélia Lopes Vandino; pelo Chefe da Seção de Cobranças e Operacional, Ricardo Luciano de Souza Deulino; e pelo Coordenador Substituto da Coordenação de Planejamento e Acompanhamento de Compras, Dênis dos Reis Carvalho, procurou conhecer de perto o funcionamento dos sistemas, os desafios encontrados na implantação e o impacto do seu uso na realidade da UFRN.

"A implantação dos sistemas na UFRRJ vai ser uma mudança radical. [...] Vai ser um impacto muito grande. Pelo apanhado que fizemos nesses três dias, é um sistema perto da perfeição, você tem todos os relatórios, todas as informações da instituição de imediato ali. É mais do que da água pro vinho, é uma mudança de muito impacto", afirma Dênis dos Reis Carvalho.