sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As atualizações e melhorias do sistema SIG/UFRN




Mesa redonda apresenta as mudanças nos sistemas da UFRN

Por Caio Rodrigues

     Teve início na manhã dessa sexta-feira (31), o último dia do 3° workshop SINFO-UFRN. Para começar, os coordenadores técnicos dos sistemas SIG (UFRN), realizaram uma mesa redonda com o tema: "Atualizações do sistema SIG-UFRN", onde foram apresentadas as mudanças que irão ocorrer nos sistemas da universidade.

     O intuito principal dessas atualizações, é o de trazer melhorias principalmente para o usuário final, no caso, os docentes, discentes e servidores, e essa necessidade foi surgindo de acordo com o crescimento da comunidade acadêmica. Nesse debate, foi apresentado o desenvolvimento desses sistemas desde que foi implantado e o que irá mudar a partir do próximo ano. O primeiro que receberá essa atualização será o SIGAA, já no 1° semestre do ano que vem. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sinfo promove minicurso sobre a arquitetura dos sistemas da UFRN

      

Evento destaca a importância dos tipos transmissão de dados entre os sistemas de dados

Por Maria Aparecida Borges

          A Superintendência de Informática (Sinfo) promoveu na manhã desta quinta (30) no Hotel Imira Plaza, o minicurso “Camada de domínio e negócios”  do II Workshop SINFO, que tem o objetivo de apresentar as diversas configurações utilizadas nos sistemas de dados e informações  da UFRN.
       Johnny Marçal, analista da SINFO, explica que a arquitetura do banco de dados da UFRN, , permite que haja uma interação entre os demais sistemas. “Utilizamos o banco de dados 9.3.2, ele permite que vários bancos de dados sejam acessados dentro da mesma transação”, disse. O palestrante destaca que os sistemas utilizados pela universidade são o Java 6, Hibernate 3.2.5 e o richfaces.
         Segundo o palestrante, o SIGAA possui 2.000 acessos simultâneos enquanto o SIPAC apenas 200. Um dos desafios da SINFO é conseguir todas as informações durante o acesso do individuo. ”Se você vai fazer migração de dados é necessário que todas as informações estejam sincronizadas”, destaca Jhonny.
          Outro sistema de transferência de dados apresentado no minicurso foi o Hibernate que permite a identificação do individuo através de um nome ou recurso, como por exemplo, o CPF. “Facilita a utilização de banco de dados quando as historias são relacionadas a objetos”, explica o analista da SINFO.

Acompanhe a cobertura do III Workshop SINFO pelo site www.fotec.ufrn.br ou pena nossa página facebook.com/AgenciaFotec .

SINFO promove oficinas sobre sistemas usados na UFRN



Participantes aproveitam o momento para trocar experiências 
Por Caio Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira (30), se deu início a primeira parte das oficinas no III workshop SINFO-UFRN. O tema abordado são os sistemas usados na universidade (SIGAA, SIGRH, SIPAC), onde os analistas da SINFO apresentam as suas funções e fazem um intercâmbio com membros de outras instituições.

         As oficinas contam com participantes de outros estados, que aproveitam o momento para relatar suas experiências, e adquirir conhecimentos para implantação, ou aperfeiçoamento desses sistemas em seus locais de trabalho. O objetivo principal é a troca de informações, e mostrar como esses sistemas foram sendo desenvolvidos, e o que está sendo estudado para melhorá-los. As oficinas terão continuidade durante a tarde. 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A importância da estrutura de Data Center

Por: Hiago Maciel

Foto: Will Medeiros - Agência Fotec 

Na tarde dessa quarta feira (29), dentro da programação do III Workshop da SINFO-UFRN, no Hotel Imira Plaza, ocorreu uma palestra sobre infra estrutura de Data Center. Durante a palestra, o ministrante Julio Cesar Lima ressaltou a importância da estrutura para todas as instituições, falou sobre alguns problemas em relação ao seu uso e apresentou o projeto do novo centro de dados. 
O Data Center e o ponto central de todo conhecimento e informação da instituiçao. “Hoje todos os sistemas de gestao rodam dentro do Data Center.”, afirma Julio. Mas afinal, o que  e o Data Center? Consiste numa estrutura de 12 servidores que abrigam 355 maquinas virtuais, nessas maquinas todos os dados armazenados tem ligação com os sistemas de gestao da UFRN. A virtualização das maquinas  não ocupa muito espaço e  economiza a aquisição de novos hardwares.
Uma nova estrutura esta sendo montada no Campus para atender ao crescimento da demanda. Segundo Julio, o Data Center secundário vai funcionar como um sistema de replicação dos dados, para que os dados principais não se percam mesmo em casos de falta de energia, por exemplo.  

A excelência do SIGRH foi um dos pontos Altos no segundo dia do III workshop SINFO-UFRN.

Por: Natália Guimarães


Na tarde do segundo dia do III Workshop SINFO-UFRN, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, ministrou palestra sobre o SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos).

A Pró-reitora explanou sobre os resultados alcançados com a implantação do sistema, como a uniformização e qualidade de processos e o acesso de forma simples e segura. Ela ressaltou a importância de todo o sistema para a UFRN: “o SIG é necessário e faz parte da vida de todos nós, se o sistema fosse retirado a universidade entraria em colapso”, disse.

Entre as melhorias que o sistema teve e
m 2014, estão a tradução dos editais para libras e a implantação do SIGRH mobile, que será concluída neste mês. Além disso, Mirian Dantas falou sobre as perspectivas e desafios para o futuro, que inclui analises, melhorias, e o estabelecimento e implantação de novos modelos de processos. “Temos o desafio de manter o padrão de excelência, e tornar o sistema cada vez mais seguro”, falou.

Mirian finalizou dizendo que há uma grande dificuldade em implantar um sistema de gestão, principalmente de pessoal, pela demora dos resultados. Na UFRN o sistema começou a ser desenvolvido na universidade, e acabou assim vencendo as dificuldades da implantação. Ela defendeu o SIGRH como um modelo que mesmo não sendo perfeito, atende as necessidades dos servidores.
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas
Foto: Júlia Moura

O SIGAA e sua nova roupagem

Sistema sofrera alterações para facilitar a vida dos usuários



Por: Caio Rodrigues

      No terceiro dia do Workshop SINFO-UFRN, a primeira palestra abordou o tema Melhorias na interface, usabilidade e acessibilidade dos sistemas, ministrada pelo analista da SINFO, Franklin Colle. Foi mostrado aos participantes, a nova cara do sistema SIGAA, que e o principal portal da universidade, já que e utilizado pela maioria da comunidade acadêmica.

    
Foto: Pedro Rodrigues

         O principal objetivo dessa repaginada no sistema, e trazer melhorias principalmente para os discentes e docentes. A ideia e transformar o SIGAA em um ambiente mais atrativo e com elementos mais úteis  e de acesso mais simples para quem o utiliza. O sistema ira trazer mais facilidade, maior acessibilidade (que e prevista em lei), e uma maior interação entre ambos. A principio, algumas dessas mudanças já serão implementadas ate o primeiro semestre de 2015, e dois elementos chamam a atenção, o calendário que trará informações acadêmicas. Também será disponibilizada uma paleta de cores, onde o usuário poderá personalizar suas barras da pagina, de acordo com sua preferencia. As mudanças irão ocorrer aos poucos. A outra novidade e um aplicativo para celular chamado UFRN Notify, que recebe notificações sobre qualquer alteração no sistema, seja para notas, avaliações, editais, etc.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A integração de sistemas para redução de custos

  

  

Por: Caio Rodrigues


 Teve inicio na manha de hoje (28), o segundo dia do workshop SINFO-UFRN. Para começar, foi apresentada a palestra Integração do SIPAC com o SIC, ministrado pelo Pró-reitor de administração da UFRN, Joao Batista. Na sequencia o tema foi Perspectivas de governo sobre o modelo de gestão, com a participação de Fernando Siqueira Jr.(Secretario adjunto de logística e tecnologia da informação), e Eduardo Cesar Soares (Diretor de tecnologia da informação), ambos do Ministério do planejamento, orçamento e gestão.
João Batista Pró-reitor  de Administração da UFRN
Foto: Pedro Rodrigues






   Na primeira palestra, foi apresentada a implantação de um sistema de integração de custos, através do vetor detacusto na UFRN. A proposta e usar esse vetor para detalhamento dos objetos de custo que forem utilizados nos órgãos da universidade, através da origem do orçamento. Na segunda, foi exibida a necessidade de automação dos órgãos, através do SISP, que traz um grande potencial de automação, com redução de custos. Além disso, os palestrantes frisaram os papeis dos órgãos e comitês que gerem isso, e quais são as perspectivas do governo sobre esse modelo de gestão.  

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Solenidade de abertura do III Workshop SINFO-UFRN

                                       
Por: Davi Revoredo (Agência Fotec)


    Nesta segunda (27) deu-se início a solenidade de abertura do III Workshop Sinfo-UFRN. A abertura contou com a participação do quarteto de saxofones da EMUFRN, O grupo fez questao de enfatizar que a escolha do repertorio  incluiu apenas músicas com importância histórica. Pixinguinha e Geraldo Azevedo foram algumas delas.



   Prof. Dr. Reitor da UNIFEI Dagoberto Alves de Almeida
Foto: Will Medeiros
    Participaram da composição da mesa o Pró-Reitor de planejamento da UFRN, Prof. Jorge Dantas de Melo, o Reitor da UNIFEI, Prof. Dagoberto Alves de Almeida e a Vice-Reitora da UFRN, Maria de Fátima Ximenes. Logo após, a Vice Reitora teve a palavra seguida do Pró-Reitor, o qual fez uma apresentação do evento enfatizando pontos importantes da discussão decorrente no evento desta semana, como o desejo de formar um padrão único de acesso aos sistemas informacionais do governo, facilitando ainda mais seu uso no dia-a-dia de trabalho. também criticou as terceirizações desnecessárias de funções intelectuais por parte do governo.
Vice- Reitora da UFRN Maria de Fátima Ximenes

A vice-reitora da UFRN ressaltou a importância do Workshop,“Este evento tem se tornado de grande importância para o  mercado brasileiro de sistema de gestão. Nesta terceira edição vamos ter  uma discussão, reflexão e aprofundamento acerca de questões que visam à melhoria das nossas ações por meio dos sistemas que desenvolvemos, e espero que nós continuemos ampliando o seu uso para todo o país”.

A palestra oficial de abertura foi ministrada por Fernando Siqueira, secretário adjunto da SLTI do Ministério do Planejamento. Nela foi abordada a modernização dos sistemas estruturantes do governo e da modernização de cada um deles, bem como a integração do SIG-UFRN com seus respectivos sistemas estruturantes.




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Adeus, Página de Exceção de Segurança

Por: Iury Araujo

Os usuários dos sistemas da UFRN (SIGAA, SIPAC, SIGRH), quando tentam acessá-los via broswer, se deparam com uma página de segurança que exige assinatura de um certificado digital de segurança. Após a confirmação de que a página é segura, podem fazer seus procedimentos nos sistemas. Mas isso é coisa do passado. Agora, docentes, discentes, servidores e demais que utilizam os SIG-UFRN podem acessá-los sem esse persistente incômodo.

O Certificado Digital (C.D.)é necessário para que o usuário que acessa um determinado site, ou sistema, possa ter certeza de que ele não é falso e é especialmente importante em sites que lidam com informações pessoais e/ou sigilosas, como os de instituições financeiras, webmails, sites de compras, etc. A Superintendência de Informática acaba de fazer aquisição de um C.D. para fornecer mais segurança e confiabilidade no acesso ao seu conjunto de Sistemas Integrados de Gestão, possibilitando assim mais agilidade e segurança das informações para os seus usuários.

Além do C.D. que garante a confiabilidade, a atualização periódica de informações pessoais será exigida. A estratégia visa a manutenção dessas informações dos usuários, caso a UFRN sinta necessidade de contatá-lo. Também a mudança de senha será solicitada para evitar o acesso de terceiros em sua conta, caso utilize máquinas de uso coletivo.

Arte: Franklin Colle

terça-feira, 14 de outubro de 2014

SIGELEIÇÃO presente na Eleição de Reitor da UFRN

Com três anos no ar o SIGELEIÇÃO se firma como grande aliado nos processos de eleições dos centros e departamentos da UFRN. Agora o sistema se prepara para realizar seu maior passo dentro da instituição, a eleição de reitor da universidade. Desenvolvido pela equipe da Superintendência de Informática da UFRN (SINFO/UFRN) a equipe avalia, desde sua criação até os dias atuais, os avanços e veem a utilização do sistema na eleição de reitor como um reconhecimento da eficiência de sua execução por parte de seus usuários.


        Foram mais de trezentas (300) eleições realizadas desde sua criação em 2011, o SIGELEIÇÃO trouxe comodidade aos usuários dos sistemas e agilidade nos processos eleitorais da UFRN, dando assim, uma maior participação de servidores e discentes nos processos de eleições para direções de centro, departamentos e centros acadêmicos. A Federal do Rio grande do Norte, por meio da SINFO, ressalta a satisfação em o sistema ser uma das poucas iniciativas do gênero no país.