segunda-feira, 29 de julho de 2013

Visita da Equipe Técnica do INSS

Por Iury Araujo e João Victor Wanderley


Nos dias 25 e 26 de Julho, a Superintendência de Informática da UFRN recebeu o presidente do INSS, Lindolfo Sales, e sua equipe técnica. A visita teve como objetivo conhecer o sistema SIPAC (Sistema integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Além da SINFO/UFRN, onde foi feita uma explanação do sistema e detalhamento de suas funcionalidades.

 A comitiva conheceu também os setores que executam cotidianamente o SIPAC como: DMP (Departamento de Material e Patrimônio), SIN (Superintendência de Infraestrutura), Setor de Contratos, dentre outros que puderam mostrar na prática como é feita a execução direta do sistema.
A equipe discute sobre os procedimento do SIPAC 
junto a coordenação da SINFO/UFRN.
Foto: Iury Araujo










Nos encontros foram feitas discussões acerca dos procedimentos feitos pelo SIPAC e de como a ferramenta auxilia na agilidade dos trâmites administrativos. Uma das possibilidades do SIPAC observadas pelo Coordenador-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade do INSS, Antônio Ferreira, foi a distribuição de responsabilidades que o sistema permite, delegando aos usuários suas respectivas funções. Já o Coordenador-Geral de Engenharia e Patrimônio Imobiliário do INSS, Lenilson Araújo, relatou que o sistema espelha uma   forma de gestão pública com tendência de padronização.
O presidente, Lindolfo Sales, fala das observações feitas por sua equipe na visita.
Foto: João Victor Wanderley

















O presidente do INSS, Lindolfo Sales, destacou que o sistema impressiona pela qualidade técnica, ressaltou ainda que o SIPAC permite uma maior transparência nas atividades administrativas, tendo como consequência uma economia de material e tempo. Na ocasião, ainda foi realizada uma reunião com a Reitora, Ângela Maria Paiva Cruz, onde foi discutido o interesse do instituto na tecnologia do SIPAC. 



Natal, 29 de Julho de 2013
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN