sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SIGRH 4.6.0


       SIGRH Versão 4.6.0
  Alterações em Concursos e Ponto Eletrônico
           
Essa semana a Superintendência de Informática da UFRN disponibilizou novas funcionalidades no módulo de Concursos e em operações relacionadas a Ponto Eletrônico. Veja na sequência as várias funcionalidades e novos relatórios que esta versão trouxe, deixando o SIGRH (Eletrônico do Sistema Integrado de Recursos Humanos) ainda melhor.


1.   Concursos

     1.1.  Portal Público
Foram adicionados novos campos na inscrição em concurso no portal público, de modo que o formulário considera a solicitação de isenção referente ao pagamento da taxa de inscrição e contempla o campo para a solicitação de condições especiais na realização da prova no caso de candidatos PNEs.


  


1.2.  Aba Registros
Em “Cadastrar Concurso/Processo Seletivo” foram adicionados os campos para definir o inicio e fim do período da solicitação de isenção da taxa do concurso.
E também o campo para associar editais de distribuição de vagas existentes no banco de vagas. Quando um concurso tiver associado um edital de distribuição será possível utilizar os códigos de vagas existentes nesse edital no momento do cadastro de vagas do concurso.





A aba Registra está com uma função que permite “cadastrar ou alterar” notas informativas para um certame.

 





Já em “Cadastrar/Alterar Vagas” foi inserido o campo para o valor da taxa de inscrição.





1.3.  Aba Processo Seletivo
Foi inserida uma opção para atender alguns tipos de pedidos/recursos (Resultados, Consultas, Reconsideração, outros) com o intuito de ser um canal de comunicação entre o candidato e a organização do concurso.
O sistema passou a Cadastrar as Notas e o Resultado dos Processos seletivos através das novas operações em destaque na figura abaixo. Junto a estas opções também disponibilizamos o “Relatório de Resultados” disponível na Aba Consultas/ Relatórios.





Nesta versão, disponibilizamos uma opção que permite definir e alterar o as datas de inscrição de concursos cadastrados, em “Calendário de Inscrição”.





As homologações das inscrições de candidatos e as solicitações de isenção agora podem ser atendidas através das funcionalidades sinalizadas abaixo.





1.4.  Portal do Servidor
No menu Chefia da Unidade está disponível ao servidor listar as suas participações em banca examinadoras de concurso, visualizar os pedidos de reconsideração para estas bancas, e caso ele seja presidente da banca poderá cadastrar as notas do concurso e visualizar os resultados cadastrados para o concurso.





1.5.  Relatórios Novos e Alterados
O sistema agora dispõe de relatórios com as informações das “Inscrições de candidatos homologadas” e “Inscrições de Candidatos com Necessidades Especiais”.





O relatório de “Candidatos no Concurso” está com uma nova coluna que exibe as vagas reabertas em outros editais.






2.   Modificações em Ponto Eletrônico

2.1. Homologação de Frequências
Foi criada uma parametrização que vincula a homologação de frequência à homologação do ponto eletrônico. Caso o ponto eletrônico esteja implantado na unidade, só será possível homologar a frequência depois da homologação do ponto eletrônico.
A partir desta versão o gestor de unidade receberá por email notificações sobre os servidores que ficaram com pontos pendentes de autorização e/ou ajustes. São consideradas pendências: Ponto em aberto, Ausência de ponto em dia útil, Horas excedentes e Carga Horária Incompleta.


2.2. Chefia da Unidade
Agora é possível “Autorizar Horas Excedentes”, desta forma os chefes de unidade e controladores de ponto podem autorizar as horas excedentes dos servidores, não necessitando esperar o período de homologação de frequência para fazê-lo.
Além disto, a homologação de frequência de ponto eletrônico está permitindo a autorização dos pontos diários independentemente da existência de calendário de homologação de frequência aberto para o mês corrente, porém continua não sendo permitida a homologação da frequência caso o calendário citado não exista.







     2.3. 
Ocorrências da Unidade
Na aba de Frequência em Ponto Eletrônico foram adicionadas algumas funcionalidades, tais opções permitem “Cadastra”, “Listar/Alterar” e “Autorizar” os eventos ocorridos nas unidades que impossibilitaram o registro de ponto de servidores para uma determinada data. Abaixo vemos um exemplo de ocorrência cadastrada e pendente de autorização.





   2.4. 
Relatórios Novos
Para facilitar o trabalho dos controladores de ponto, no tocante a resoluções de pendências e erros na frequência dos servidores diariamente, foi criado o relatório de pendências de pontos.





O relatório de “Situação do Cadastro Biométrico” permite a consulta de informações sobre os servidores diante do Cadastro Biométrico. Ou seja, uma vez que uma consulta é solicitada, o sistema informa quais servidores já tem a impressão digital cadastrada no sistema e quais ainda estão com o cadastro pendente.





Disponível o “Relatório de Saldo de Horas por Período” que exibe e totaliza as horas trabalhadas, horas homologadas e o saldo de horas cumpridas pelo servidor, referente ao Ponto Eletrônico. No relatório são visualizadas as totalizações de um servidor específico em um dado período informado pelo usuário.





Também foi disponibilizado o Relatório de Faltas não compensadas, que exibe a listagem de servidores que tiveram suas faltas/ atrasos justificados e não realizaram a reposição das horas devidas no mês subsequente.




3.   Cadastro de Novos Servidores

E por ultimo, porém não menos importante, no cadastro de um novo servidor o sistema passou a enviar um email para o responsável pela unidade informada do cadastro desse novo servidor.













Natal, 21 de setembro de 2012
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IFAL VISITA RH DA UFRN


INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL)
VISITA SETOR DE RH DA UFRN




Nos últimos dias 4 e 5 deste mês o Instituto Federal de Alagoas  esteve na UFRN para conhecer de perto a rotina de trabalho no Setor de RH com a utilização do SIGRH - Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos.

A servidora da UFRN Thayse Priscila fez uma apresentação geral dos portais e dos módulos do sistema, em seguida acompanhou nossos visitantes pelos setores de atendimento do DAP, aposentados e pensionistas, assessoria jurídica, arquivos, pagamento entre outros. Neste momento sugiram vários questionamentos que foram sanados.

Segundo os servidores do IFAL a visita foi muito proveitosa suprindo as expectativas, essa troca de experiência é de fundamental importância no esclarecimento de dúvidas. 


Natal, 06 de setembro de 2012
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN



terça-feira, 4 de setembro de 2012

SIPAC Versão 4.3.0




       SIPAC Versão 4.3.0
Alterações em Compras, Orçamento,                  Contratos, Transportes e Infra Estrutura



Na ultima quinta feira dia 30 de agosto a Superintendência de Informática da UFRN disponibilizou a mais recente versão do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos trazendo novas funcionalidades, relatórios, algumas mudanças de layout. Não deixe de conferir todas as melhorias da versão.


1.   Modificações em Compras

Uma das grandes novidades desta versão é a possibilidade de encerramento parcial de uma licitação, permitindo deixar alguns itens de processo de compras em "espera". Desta forma será possível encerrar os itens NÃO-PENDENTES, liberando-os para empenho e, podendo em outro momento, cadastrar propostas e julgar os itens que ficaram pendentes.

Aba Cotação

O módulo de compras ganhou uma nova aba que contém algumas funcionalidades referentes á cotação.



Cariada uma opção para importação das propostas de processos de compras SRP do ComprasNet.






2.   Integração Online com o SIAFI

Atravéz deste mecanismo será possível importar diretamente do SIAFI as seguintes informações: Credor, Nota de Empenho, Plano Interno, Programa de Trabalho (PT) e Programa de Trabalho Resumido (PTRES). Essas funcionalidades estão despostas na aba "Integração SIAFI Online".



Inclusão de funcionalidade para obter os dados de empenho diretamente do SIAFI através da integração Online. Com isso os dados originais do lançamento no SIAFI podem ser utilizados no fluxo de Registro de Nota de Empenho possibilitando detalhamentos adicionais no SIPAC.

Adição de opção para obter os dados da célula orçamentária de um empenho obtido através da integração Online com a SIAFI. Essas funcionalidades são utilizadas quando algum dos dados do Empenho (Plano Interno, PTRes, Credor, Natureza de Despesa e Fonte de Recurso) aina não está cadastrado do SIPAC, sendo possível o usuário obtê-los e importa-los diretamente do SIAFI no fluxo inicial do Registro de Notas de Empenho.


3.   Alterações no Módulo de Contratos

Na aba Geral, na funcionalidade Requisições que comprometem o saldo do Contrato, agora conta com uma opção para “Retornar Requisição”.



  
Adicionada funcionalidade de importação de aditivos SICON




Nova consulta na Aba Consultas/ Relatórios
  
Contratos Estornados.



  
Gastos de Contratos por Categoria de Despesa.




Com esta nova versão é possível fazer a edição dos dados de uma “Nota Fiscal” e “Consultar Situação de Processos de Pagamento” essas funcionalidades estão na aba de Pagamento.



       Edição de Nota Fiscal



       Consultar Situação de Processo de Pagamento




4.   Nova consulta e integração com a SIGED

Os boletins de serviços agora estão integrados com o SIGED, assim, caso o SIGED esteja ativo, ao se cadastrar um boletim de serviço, o mesmo será armazenado no SIGED também





5.   Módulo de Transportes

Portal Administrativo

Na aba Requisições as funcionalidades referentes á Transporte foram agrupadas na opção “Veículos/ Transportes” como mostra a figura abaixo.




Ao cadastrar uma Requisição, no Portal Administrativo, na véspera de um feriado e nas sextas após as 15hs será exibida uma mensagem de aviso informando que a requisição poderá não ser atendida.



Na autorização de uma requisição de veículo, foi adicionada uma regra para verificar a data de validade da CNH dos motoristas no período da requisição.


Importação de Arquivo de Abastecimento

Foi adicionada opção ao usuário de apenas importar os registros para a base de dados, sem efetuar a consolidação dos abastecimentos.

 



Na consulta de requisições de reserva foi acrescentado o filtro “Incluir a hierarquia da Unidade Requisitante”.
  



Em Listar/ Alterar na Manutenção, adicionamos duas colunas que exibem o Desconto e o Valor Líquido da nota fiscal.
 














Alterações na Aba Frota

A listagem de acessórios ganhou uma coluna que exibirá uma foto deste item.







No cadastro foi retirada a obrigatoriedade de informar “Data de Aquisição” e adicionado o campo de Quantidade de Itens.




Na Aba Deslocamento foi criada a funcionalidade “Atender Abastecimento de Reserva de Veículos”, sendo possível analisar a requisição permitindo atender ou negar a solicitação.



Relatórios Novos

No módulo de Contratos foram acrescentados dois relatórios um para Abastecimentos Importados e outro com o Resumo das Transações por Estabelecimento.











No relatório de carteiras de habilitação a vencer, foi otimizada a consulta, e adicionado também no relatório de todos os motoristas (terceirizados ou servidores) com os dados da CNH cadastrados.


6.   Sistema de Infra Estrutura

Aba Requisições

Os Campos “Descrição” e “Local”, presentes no cadastro das requisições, foram separados com o objetivo de tornar as consultas mais ágeis.





Novo campo no cadastro de obras.



Na aba Obras, em Cadastrar obras foi adicionado o campo “Área (m²)” sendo este de preenchimento obrigatório.
A funcionalidade "Gerar Processo" (obras) foi adaptada para o novo modelo de geração de processos.



Processo de Obra e Ordens de Serviço
Na geração de ordem de serviço, foi alterado para que as "Categorias Profissionais" sejam exibidas de acordo com o tipo da ordem de serviço (Manutenção ou Meio Ambiente) e pelo tipo de servidor (UFRN, Terceirizado ou Outros Servidores). Foi removido o campo "Outras Categorias".




Adicionadas opções de consultar por "Licitação", "Empresa", "Contrato" e "Período", na funcionalidade "Quadro de Obras em andamento". 



Busca de Requisições e de Projetos

Em “Finalizar Requisições de Manutenção”, na Aba Manutenção, foi acrescido o campo “Número/Ano” para facilitar a busca de uma requisição.



Na busca do relatório de Projetos por Responsável, na Aba Projetos, agora tem filtros considerando os “Projetos Complementares”.



Em “Alterar Responsável pelo Projeto” foram acrescentados alguns filtros tornando a funcionalidade mais rápida e prática.




Aba Meio Ambiente

Os usuários com o perfil “GESTOR_LABORATÓRIO” podem usar a funcionalidade Cadastrar e Listar/ Alterar Laboratório



Nesta versão do sistema disponibilizamos algumas funções que tratam dos Resíduos, com as possibilidades de Registrar Coleta na opção “Coleta” fazer a “Solicitação de Coleta” e ainda o relatório “Coleta de Resíduo”.



Relatórios

Na aba de Requisições, a tela de consulta no “Relatório de Atendimento de Requisições por Unidades” está com várias novidades. Foi acrescentado um campo para informar a Unidade de Custo, é possível considerar unidades requisitantes e/ou unidades de custo, e também disponibilizamos a opção de relatório em formato Excel. 





O relatório “Projetos por Responsável” está com novo filtro.



Disponível na Aba Meio Ambiente o Relatório Coleta de Resíduo.









Natal, 04 de setembro de 2012
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN