quinta-feira, 28 de junho de 2012

SIGRH 4.5

 SIGRH Versão 4.5

Novidades nos Módulos de Auxílios e Financeiro




           O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos está com uma nova versão, com alterações referentes a auxílios e financeiro, que foi disponibilizada na segunda quinzena de junho do corrente ano.
 
1.    Administração de Pessoal - Auxílios


1.1. Auxílio Transporte
Em autorizar auxílios, na busca, o filtro “Período da Homologação” passou a se chamar “Período de Autorização/ Negação”.
Na analise das solicitações está ainda melhor, caso seja necessário informar a Escala de Viagem, o sistema passou a enviar um email de notificação ao servidor.
   


  

1.2. Tarifa Padronizada
As funcionalidades de “Cadastro” e “Listar/ Alterar” foram separadas em duas telas, devido à inserção das opções de busca por denominação e pelo valor de tarifa.





   
2.    Financeiro

2.1. Remuneração Extra-SIAPE

Foi disponibilizada a funcionalidade “Declaração de Remuneração Extra-SIAPE” no Portal do Servidor, para que este possa informar os rendimentos extra-SIAPE obtidos.

  

  


2.2. GFIPE/ SEFIP

O sistema agora dispõe de uma área relacionada ao GFIP e SEFIP com as seguintes funcionalidades:
·         Relatório Analítico e Planilha com a relação de funcionários que devem ser utilizados para alimentar o Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).
·         Arquivo SEFIP.RE contém os dados dos servidores no programa do GFIP, de modo que o cadastro será feito no SIAPE, e quando houver a importação da fita espelho a geração do arquivo já irá conter os residentes e funcionários terceirizados. Este arquivo poderá ser utilizado para alimentar o programa SEFIP da CAIXA.


  





Natal, 28 de Junho de 2012.
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN




quarta-feira, 27 de junho de 2012

SIGAA 3.7



SIGAA Versão 3.7
Mudanças em Graduação, Turma Virtual, Vestibular e Biblioteca.

           
No último dia 20 de junho a Superintendência de Informática da UFRN disponibilizou a versão 3.7 do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, que trás diversas alterações e novidades como conversão de turma, funcionalidades para tratar os títulos perdidos, e muito mais.

1.    Graduação

1.1. Nova Regra de Negócio
No Portal do Coordenador de Graduação em Solicitar Abertura de Turmas foi adicionada uma regra de negócio, na qual o coordenador de curso só poderá solicitar turmas para componentes do tipo Atividade que a forma de participação seja ESPECIAL COLETIVA.


1.2. Trancamento de Programas
O discente poderá solicitar trancamento de programa através do “Portal do Discente”, e ao término da solicitação deverá imprimir um formulário para ser entregue à Prograd, que por sua vez deverá consolidar essa solicitação de trancamento.




Foi necessário incluir no calendário acadêmico, o período para solicitação do “Trancamento de Programa” (item 1.4), e uma funcionalidade para a verificação dos formulários de trancamento de programa.




Agora o usuário com permissão DAE ao trancar o programa de um discente que possua uma bolsa de monitoria ativa, a bolsa será cancelada automaticamente. Anteriormente para realizar o cancelamento da bolsa era necessário trancar o programa.


1.3. Aba Matrículas e Programas

1.3.1.   Alterar Data de Colação Coletiva

Há uma nova opção disponível da área de programas que permite ao pessoal do DAE alterar a data de conclusão de um ou mais alunos. Esta funcionalidade é útil na retificação da data de colação coletiva de discentes.



  
1.3.2.   Conversão de Turma

É possível transformar uma turma regular em turma de ensino individual, para tanto a turma deve obedecer ao limite máximo de discentes matriculados e só poderá ser efetuada após a rematrícula dos discentes. Uma vez convertida, esta não pode ser revertida em turma regular novamente.




1.4. Calendário Acadêmico

Adição dos campos para informar o prazo referente a sugestão de Turmas no calendário acadêmico e período limite de solicitação do trancamento de programa.





 2.    Novidades em Vestibular

Esta versão traz uma nova aba “Importar/Convocação”, divididas em duas áreas: uma para vestibulares internos e outra para os processos seletivos externos.





No cadastro de Processo Seletivo foi acrescentado um novo campo para identificar se o processo é externo. Caso selecionado torna possível a importação dos dados dos candidatos.





O relatório “Frequência de Aplicação para Conferência” agora está disponível em dois formatos PDF e CSV.






Disponibilizado o relatório de GRUs de inscrição do vestibular que foram pagas.

  



3.    Alterações realizadas na Turma Virtual

3.1. Novas opções

O “relatório de todas as categorias” permite a impressão de todas as questões do banco de dados.
Foi adicionada a funcionalidade “Compartilhar Categoria” que permite ao docente compartilhar o banco de questões com outro docente.




3.2. Disponibilizada a opção de importar vídeos



  


3.3. Relógio no Cabeçalho

Foi adicionado um relógio no cabeçalho da turma virtual, para que o aluno possa ver a hora do sistema ao realizar operações na turma que depende de horários.





3.4. Possibilidade de colocar cor no Tópico de Aula






 4.    Alterações em Biblioteca

4.1. Tratamento para materiais perdidos

As duas funcionalidades em destaque permitem que exemplares já baixados do acervo possam ser substituídos por novos exemplares. Antes a substituição só era feita para materiais ainda ativos no acervo. A Alteração foi realizada para suportar substituir materiais baixados na operação de devolver material perdido.


  

Ao comunicar a perda de um material será exibido um link para o operador cancelar as reservas existentes para o Título, dessa forma o sistema não notifica o próximo usuário na fila de reserva e realiza a baixa do material no acervo ao invés de deixá-lo disponível.



  
4.2. Reorganização do código de Barras

Criada funcionalidade que permite reorganizar os códigos de barras dos fascículos de uma assinatura. Os códigos de barras são gerados sequencialmente pelo sistema, porém com as transferências e remoções essa sequência pode ser quebrada, desta forma o bibliotecário poderá reorganizar os códigos de barras.
  



  
4.3. Cadastro de Situação de Material

O sistema passou a permitir o cadastro e alteração das situações dos materiais informacionais do sistema. Antes só era possível visualizar. Nesse cadastro é possível escolher se a situação será visível ou não aos usuários finais da biblioteca.






Natal, 27 de Junho de 2012.
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN