segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SIGRH 4.3



SIGRH Versão 4.3
Modificações do Módulo de Frequência

A versão 4.3 do SIGRH – Sistema Integrado de Recursos Humanos foi disponibilizada no ultimo dia 17 de janeiro do corrente ano, com alterações referentes à Frequências trazendo a possibilidade de controle de ponto eletrônico para os servidores.


  1. Frequência
Disponibilizado o controle da freqüência dos servidores, possibilitando o registro eletrônico do ponto (entradas e saídas) e acompanhamento diário por parte da chefia imediata e gestores.



É possível configurar o registro de ponto eletrônico, podendo ser ativado ou desativado no sistema a qualquer momento.



  1. Homologação de Frequência

Esta disponível a exibição das férias e ausências dos servidores, a homologação agora inclui possibilidades, como visualizar o total de horas realizadas no mês e registrar observações.





Após a homologação é possível imprimir o relatório de Frequências Homologadas




A chefia poderá visualizar as horas realizadas em detalhes, autorizar ou negar as horas excedentes e alterar a quantidade autorizada no momento de homologar a frequência.
Acessíveis pelo ícone “Visualizar Detalhes do Ponto do Serviço” .






  1. Calendário de Homologação de Frequência
            A homologação de frequência poderá ser controlada pelos gestores de RH através da abertura e fechamento de calendários de homologação de freqüência. As unidades só poderão realizar a homologação de frequência quando houver calendário aberto.




  1. Banco de Horas

O sistema passa a trabalhar com o conceito de banco de horas. A gestão de RH poderá controlar a vigência do banco de horas da instituição, realizando a abertura e encerramento de períodos de vigência. A contabilização do saldo de horas é feito a partir de cada homologação de frequência, e as horas acumuladas poderão ser utilizadas na compensação de recessos e outras situações negociadas com a chefia da unidade.



  

  1. Estorno de Frequências Homologadas

Foi disponibilizada operação para estorno de frequências já homologadas. Somente os gestores de RH terão acesso a desfazer um lançamento de freqüência.






  1. Ocorrências Não SIAPE
            Esta funcionalidade permiti que os gestores de pessoal lancem as suas próprias ocorrências de acordo com o seu entendimento, sem interferência nas ocorrências SIAPE. Isto permitiria, por exemplo, cadastrar ocorrências de “falta de energia no prédio”, “ponto facultativo”, ou qualquer outra ocorrência não prevista no SIAPE, mas que é necessária ao controle de ponto.
           Possibilita a configuração das ocorrências, onde os gestores poderão definir quais ocorrências abonam horas, quais descontam do banco de horas dos servidores, e quais exigem que seja especificado um número de horas. Os gestores de RH poderão definir também quais ocorrências poderão ser lançadas diretamente pelas unidades (pela chefia imediata ou pelos controladores de ponto).


 


       7.   Controle dos Recessos
   
Os servidores farão a solicitação de recesso no portal administrativo, onde poderão visualizar o total de horas do recesso, o total de horas do saldo de banco de horas, e o total de horas pendentes de compensação.





Para os gestores, foi disponibilizado cadastro de opções de recesso de final de ano, incluindo o período de compensação para os que não tiverem saldo de horas suficiente.




A chefia lista e visualiza as solicitações dos servidores subordinados, podendo autorizar ou negar as solicitações de acordo com o seu controle de escalas de trabalho.




8.   Novo perfil “Controlador de Ponto” e Parametrizações

O Controlador de Ponto pode ser um usuário ou grupo de usuários que esteja responsável pelo controle da frequência de uma unidade. Desta forma, unidades que possuam gestão de RH própria, por exemplo, poderão utilizar esta permissão para que outro servidor, que não seja a chefia imediata, fique responsável pela gestão da frequência. A atribuição da permissão é incumbência da Administração central de RH.
Existem algumas opções que podem ser definidas de acordo com a dinâmica de trabalho de cada instituição, são as seguintes:
·         Definição do tempo de intervalo para almoço;
·         Tolerância do horário de almoço (máximo e mínimo);
·         Possibilidade de desconto automático do intervalo não respeitado;
·         Limitação diária, mensal e anual de horas excedentes;
·         Contabilização diferenciada para horas trabalhadas em feriados e finais de semana;
·         Servidores dispensados do registro de ponto.


9.   Cadastro de Feriados

Os gestores podem cadastrar os feriados municipais, estaduais e federais. O controle de feriados das unidades é feito pelo seu município de localização. Este controle é importante no que se refere a feriados municipais e estaduais, pois as unidades localizadas em mais de um município/ estado, em dias de feriado para uma unidade e não ser para outra.








10.             Relatórios Disponíveis
   
Alguns estarão acessíveis a todos, servidores, chefes e gestores. Outros relatórios, foram disponibilizados para o gerenciamento por parte da chefia da unidade e gestores de RH.

  • Disponíveis para todos:



  

  • Acessíveis para chefia imediata e gestores de pessoal:





  • Relatórios somente para gestores de pessoal:


    • Folhas de Ponto Enviadas






    • Servidores sem Folha de Ponto Enviada






    • Relatório Geral de Entrega de Frequência


  


    • Situação do Envio da Frequência






  


Natal, 23 de Janeiro de 2012
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SIPAC 4.1



SIPAC Versão 4.1
Alterações em Contratos, Requisições de Viagens e Liquidação de Despesas

No dia 14 de Dezembro de 2011 a versão 4.1 do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração de Contratos (SIPAC) trás inovações em funcionalidades e relatórios nos módulos de Liquidação de Despesas, na Integração SIAFI, Contratos e Requisições de Viagens.
.

1.   Requisições no Portal Administrativo

1.1. Cadastro de Relatório

Nas Diárias foi criado um espaço para o registro de Relatório de Viagem.






1.2. Prestação de Contas e PCDP

No Atendimento de Viagens duas operações foram criadas, uma para a prestação de contas e outra para informar o número PCDP.






1.3. Requisições de Viagens

No menu requisições, a opção viagem agora conta com três funcionalidades referentes ao Cadastro, a Modificação e ao Acompanhamento das Requisições.




  

2.   Inovações em Bolsas

2.1.  Pagamento de Fiscais do vestibular

O Gerenciamento do pagamento para os fiscais do vestibular poderá ser feito na aba operações do referido módulo.

  








2.2. Atribuição de Permissões

O sistema conta com uma opção que permite atribuir permissões de acesso para funcionalidades do módulo, desta forma os usuários para os quais as permissões forem cadastradas poderão realizar operações referentes às unidades, informadas no cadastro.




3.   Liquidação de Despesas

3.1. Empenho pendente de Registro

A funcionalidade visa listar os empenhos para os quais foram anexados os arquivos de Nota de Empenho que estão pendentes de registro de recebimento.


 


3.2. Registro de Ocorrências

A funcionalidade em destaque tem como objetivo registrar o recebimento e o pronunciamento de uma notificação. De modo que no pronunciamento, caso haja mais de um empenho, é possível escolher qual empenho receberá o pronunciamento.





4.   Alterações em Contratos

4.1.  Modificar Alterações

Esta opção altera todas as operações realizadas no contrato, antes só era permitido alterar a última operação realizada. Para evitar inconsistências caso a operação não seja a última, não será permitido alterações de valores dos aditivos, supressões e apostilamentos, sendo possível alterar as demais informações, e se a operação possuir impactos no período de vigência do contrato ou no saldo também não será possível fazer alterações.




4.2. Garantia Contratual

Foi criada a funcionalidade que permite o usuário do sistema cadastrar uma garantia para um contrato cadastrado no sistema.





4.3. A rescisão contratual esta na aba de alterações

A partir desta versão rescisão de contrato esta disponível para os usuários na aba alteração contratual.




4.4. Permitir Acréscimo em Contratos

No Portal da Fundação, foi acrescentada a opção que determina se o contrato poderá ou não permitir acréscimo.




4.5. Notificações para Requisições que Comprometem o Saldo

É possível enviar um email notificando um usuário que tenha feito uma solicitação, de material ou serviço, e esta esteja comprometendo o saldo do contrato relacionado.




4.6. Relatórios Novos ou Aprimorados

·        Foi criado o relatório “Histórico de Pessoal Contratado”.





·         Os relatórios “Contratos por Período” e “Contratos da Unidade” ganharam opções para ordenação.





·         O relatório de contratos a vencer foi modificado sendo acrescido de duas novas colunas que mostram as datas de vigências e duração dos contratos.





·         É possível listar os fiscais de um contrato através do relatório “Fiscais do Contrato”





·         Em Contratos foi criado o relatório “Exibir Gastos Mensais” no qual é possível visualizar os gastos mensais por ano, e tabelas distintas.







5.   Integração SIAFI e Orçamento

5.1. Os cadastros de Tributos serão registrados na aba Movimentações do Modulo de Orçamento. Juntos com a Ordem Bancária estes tributos identificarão o pagamento da liquidação de empenho.








5.2. Esta disponível na Consolidação de Importação de Dados bem como no Histórico de Migração os campos “Guia da Previdência Social”. E foram adicionadas as funcionalidades para consulta de GRUs Importadas e Emitidas.





5.3. Nas consultas esta disponível a verificação dos “Documentos Lançados apenas no SIAFI”, listando os documentos que foram importados do SIAFI para o SIPAC, mas que ainda não foram consolidados no módulo orçamento.




5.4. As pendências geradas na migração do SIAFI podem ser consultadas através da opção em destaque.






5.5.
Foram adicionadas três funcionalidades relacionadas a DAR são elas consolidação de importação, histórico de arrecadação e leitura de documento de arrecadação.







Natal, 22 de Dezembro de 2011
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN