segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Módulo Orçamento é tema de visita da UFMA



Nos últimos dias 26 e 27 de outubro, a Superintendência de Informática  da UFRN recebeu os gestores de orçamento da Universidade Federal do Maranhão para tirar dúvidas e trocar experiências sobre o Módulo Orçamento do SIPAC. Também participaram do encontro Francisco Alves Sobrinho, responsável  pela coordenadoria de orçamento e planejamento orçamentário, e Larrubia Ribeiro Dantas, responsável pela execução orçamentária.
O Módulo Orçamento já está em execução na UFMA e o treinamento foi bastante proveitoso para todas as partes envolvidas. Rosaria Silva, integrante da equipe maranhense que veio à Natal, crê que a visita foi satisfatória: "O treinamento referente ao sistema SIPAC foi muito bom. Atendeu plenamente às nossas expectativas no que tange ao Módulo Orçamento, esclarecendo todas as dúvidas e agregando novas informações".

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Módulo Protocolo passa por alterações no SIPAC 3.17



SIPAC Versão 3.17
Melhorias no Módulo de Protocolo



               O SIPAC chega a sua versão 3.17, com uma série de novidades no módulo de Protocolo. Entre diversos ajustes e melhorias, estão sendo disponibilizados principalmente aprimoramentos no cadastro e movimentação de processos e documentos.
 
 
1        ARQUIVAMENTO/DESARQUIVAMENTO

1.1  Seleção de processos em páginas diferentes
 
No arquivamento de processos, agora será possível a seleção de processos presentes em páginas diferentes, facilitando o arquivamento de um conjunto de processos ao mesmo tempo. 
 
 
 
 
1.2   Criação do campo “Observação” no Arquivamento/Desarquivamento de processos
 
No arquivamento/desarquivamento do processo será possível informar uma observação sobre o motivo dos processos estarem sendo arquivados/desarquivados naquele momento.
 
 

 
 
1.3  Arquivar/Desarquivar documentos
 
Criação dos casos de uso de arquivamento e desarquivamento de documentos, assim como já existe para processos.
 
 
   
 
 
Tanto para a opção de Arquivamento, quanto para a opção Desarquivamento, será possível informar uma observação sobre o motivo para o qual os documentos estão sendo arquivados ou desarquivados. No arquivamento será possível também informar a localização física dos documentos arquivados.
 
 



2.      CADASTRO DE PROCESSO DE PAGAMENTO

No cadastro de processo de pagamento pelo módulo de liquidação de despesas foi substituído o campo de texto para informar a unidade de destino pela árvore de unidades, facilitando, assim, a sua seleção.
 
 
 
3.      JUNTADA DE PROCESSOS
 
 
3.1  Seleção de vários processos acessórios
 
Na juntada de processos, após a seleção do processo principal, agora será possível selecionar vários processos acessórios.
 
 

 
 
3.2  Criação de novo termo de juntada
 
Criado o termo de juntada, registro formal de juntada de processos, no qual constam o número do processo principal, a identificação do solicitante, a relação dos documentos inseridos, assim como o respectivo número dos processos acessórios, a data e o local da juntada. 
Os termos poderão ser impressos após a confirmação de uma juntada ou na consulta do processo detalhado.
 
 
 
4        CONSULTA DE PROCESSOS
 
 
4.1  Novos filtros de busca na consulta de processos detalhados
 
Na consulta de processos detalhados foram adicionados novos filtros de busca, tais como: Localização Física, Período de Autuação, Natureza do Processo e Grau de Sigilo. 
 
 
Os filtros de características comuns como "Dados do Documento", "Dados da Movimentação" e "Interessados no Processo" foram agrupados.
 
 
 
4.2  Consulta de processos sigilosos
 
Na consulta de processos do portal publico, não serão mais exibidos os processos de natureza "SIGILOSO". 
 
Também foram adaptadas as demais consultas de processo do sistema, tanto no Portal Administrativo como no Módulo de Protocolo, para que os processos de natureza "SIGILOSO" sejam visualizados apenas por usuários que pertencem a unidade onde o processo se encontra atualmente.
 
 
5.      NOVOS RELATÓRIOS
 
 
5.1  Documentos
 
Criado o relatório "Documentos com Atraso na Tramitação" que consulta os documentos que permanecem na unidade de destino por um período superior à data de recebimento mais os dias informados pelo usuário da unidade de origem como tempo esperado de permanência.
 
 
5.2  Processos
 
Criado o relatório de Processos por Responsável, no qual é possível visualizar todos os processos da unidade e com quem ele se encontra, ou seja, quem é o responsável.
 
 
 
 
Ambos estão disponíveis, na aba Consulta/Relatório do Módulo de Protocolo:
 
 
6.      ENVIO E RECEBIMENTO
 
6.1  Recebimento e envio de processos
 
No recebimento de processo ostensivo, foi adicionada a possibilidade de informar o responsável pelo processo enquanto o mesmo estiver na unidade.
 
 
 
No cadastro ou envio de um processo sigiloso, será necessário informar qual usuário da unidade de destino será o responsável pelo mesmo. Esse responsável será o único com a permissão de alteração dos dados do processo na unidade.

 
 
6.2   Envio de documentos
 
Para o envio de documentos foi adicionado o campo "Tempo Esperado na Unidade de Destino", que indicará o tempo médio em que o documento deverá permanecer na unidade de destino.
 
 
 
 
7        CLASSIFICAÇÃO CONARQ
 
Criação dos novos atributos para as classificações Conarq: guarda da fase corrente, guarda da fase intermediaria e desdobramento. Os dois primeiros são usados para armazenar os prazos de guarda corrente e intermediário que não são pré-definidos em anos, mas sim, de acordo com certas regras. O último serve para os casos onde uma Classificação Conarq é subdividida, de acordo com a variação dos tempos de guarda.
 
 
 
8.      PARAMETRIZAÇÕES
 
Criada parametrização para limitar alterações de processos e ocorrências, apenas para o usuário que os criou ou para os administradores de protocolo da unidade.
Criada parametrização para, ao estornar uma requisição, cancelar o processo associado a ela, caso contrário, o processo ainda continuará ativo. 
Criada parametrização para limitar a solicitação de cancelamento de processos pelo usuário aos processos que foram criados na unidade dele e que estão na sua unidade no momento.
Criada parametrização para determinar a estratégia da sequência da numeração dos memorandos: se por unidade ou por estado da unidade de origem.
 
Natal, 19 de Outubro de 2011
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN

SIGRH 1.4 apresenta novos recursos


SIGRH Versão 4.1
Melhorias Referentes a Férias
           
Publicado no dia 19 de outubro de 2011 a versão 4.1 do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) esta com várias alterações no módulo de Férias, foram feitas padronizações de código, inclusão de novas regras dentre outras alterações.


  1. Comunicação com o SIAPE
  • No ato de gerar o arquivo para a sincronização em Férias -> Integração SIAPE -> Gerar Férias
    SIAPE, todos os exercícios incluídos no arquivo serão bloqueados para alteração.

  • Quando é feita a carga do retorno dos arquivos de férias aceitas e rejeitadas pelo
    SIAPE em Férias -> Integração SIAPE -> Ler Férias SIAPE, os exercícios são desbloqueados.


Nas funcionalidades em que o SIAPE negar as férias do servidor e este possuir registro de férias anterior com status PAGA/MARCADA (aceitas pelo SIAPE), o sistema retornará o registro de férias daquele servidor para este último registro, válido para esta negação do SIAPE, que ficará registrada no histórico de movimentação das férias.


O sistema agora poderá restringir a marcação de múltiplos exercícios de férias para o mesmo ano, de acordo com a opção da instituição.



 

O período de comunicação com o SIAPE passou a ser estabelecido pelo calendário de fechamento de folha antes era pelo calendário de homologação das férias.

  1. Inclusão de Regra
Uma nova regra foi incluída permitindo a livre escolha de dias nas parcelas de férias de acordo com a configuração de férias para cada servidor, para validação cada período tem que ter ao menos um dia e a soma de dias das parcelas tem que ser igual ao total do exercício.




  1. Arquivo de Referencia com o Layout
No processo de importação do arquivo de férias em Administração > Férias > Importar Férias foi disponibilizado na tela o arquivo de referência, com o formato utilizado pelo processo de importação de férias.




  1. Notificação do Servidor
Agora, ao alterar um exercício de férias, é possível ao gestor escolher se deseja notificar ou não o servidor via e-mail.



  1. Concatenação das Situações
            No Relatório Geral de Férias e no Quantitativo de Férias Marcadas Por Exercício, o filtro “Situação” foi alterado, permitindo a seleção de vários status em conjunto com os demais filtros disponíveis, permitindo outras combinações de consulta.

  • Relatório Geral de Férias.





  • Quantitativo de Férias Marcadas Por Exercício





Natal, 19 de Outubro de 2011
Diretoria de Sistemas
Superintendência de Informática - UFRN

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Melhorias na Turma Virtual e Novo Módulo de Ensino Médio


A versão 3.4 do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi publicada na tarde da sexta-feira, dia 14 de outubro de 2011.  Dentre as principais novidades da versão está um conjunto de melhorias na turma virtual e a disponibilização do módulo de ensino médio para uso da Escola Agrícola de Jundiaí.

Turma Virtual

            Pensando em uma melhor formatação do conteúdo da Turma Virtual a versão 3.4 do SIGAA ocultou os ícones de edição dos conteúdos,  que apareciam por padrão ao entrar na Turma.  Agora, para que os ícones de edição apareçam, é necessário pressionar no botão Ativar Edição , no canto superior direito da tela:





Após pressionar esse botão, os ícones de edição da turma serão exibidos:



Para retornar à página anterior, basta clicar no botão Desativar Edição:



 Reordenação de conteúdos nos tópicos

            Os arquivos e conteúdos associados a um tópico podem ter sua ordem alterada. Isso possibilita a reorganização de acordo com critérios definidos pelo próprio docente.

            Para mover um material, basta clicar na barra azul, visível ao lado do ícone do material, e arrastar para sua nova posição, conforme ilustram a sequencia de figuras a seguir:

(I)                  Para selecionar o material a ser movido, clique na barra lateral azul e arraste-o, mantendo o mouse pressionado, para a sua localização de destino:



(II)               Arraste o material até o destino e solte o botão do mouse. Dessa forma, o conteúdo irá assumir a posição indicada:



(III)             Ao fim da operação, o material é movido para a posição indicada:




Tabulação de Material e criação de rótulos

Utilizando a seta verde ao lado do material é possível adicionar tabulação ao material.  Adicionalmente a este recurso, foi criada possibilidade do docente criar Rótulos. O recurso rótulo é utilizado para que o professor crie um texto descritivo sobre o que o estudante poderá encontrar naquela semana ou tópico específico, bem como possibilita criar títulos para separar o material disponibilizado em cada tópico.



Observe na figura acima o Rótulo (em vermelho) e o material abaixo dele tabulado. Dessa forma, o docente pode organizar o material da forma que julgar conveniente para os alunos.  

Conversão automática de vídeos

Outra novidade é a conversão automática de vídeos postados em outros formatos, para exibição direta na turma virtual. Anteriormente, o docente tinha que enviar o vídeo em formato SWF ou FLV.  Agora, com o conversor integrado de vídeos, a Turma Virtual converte automaticamente os vídeos postados pelo usuário e disponibiliza na turma.



 Agendamento de Chats

A partir de agora também é possível agendar bate-papos (chats) e depois visualizar o conteúdo do que foi debatido.  Desta forma é possível marcar um encontro on-line com data e hora programados entre docentes e alunos pela Turma Virtual.
           

           

Integração da Turma Virtual com o Twitter

O SIGAA agora é integrado com a rede social Twitter. O sistema já notificava os alunos através de e-mail e de um painel de atividades localizado na turma virtual. Agora, com a integração com o Twitter, o docente pode conectar a sua turma virtual ao site de microblogs. A cada nova atividade na turma virtual o SIGAA posta automaticamente a mensagem para o perfil indicado e notifica a todos os seus seguidores.

A escolha de qual conta no na rede social utilizar é de responsabilidade do professor. Caso ele queira usar a sua conta, por exemplo, basta indicar o usuário e senha depois que o sistema direcioná-lo para a tela do Twitter. Outra possibilidade seria criar uma outra conta específica para a turma.



          Para conectar o Twitter à turma virtual basta acessar Turma → Twitter, e fazer o login na rede. Depois, as atividades que forem registradas serão postadas pelo perfil registrado e assim os seus seguidores poderão ser avisados rapidamente.

Ensino Médio

            Além das novidades acima mencionadas, que valem para todos os níveis de ensino, a SINFO disponibilizou o novo módulo de Ensino Médio, em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).  Agora, além do módulo técnico, a EAJ poderá também utilizar as potencialidades do SIGAA no Ensino Médio.

            Diversas outras melhorias estão em desenvolvimento pela Superintendência de Informática com o objetivo de tornar o SIGAA uma ferramenta cada vez mais inovadora e próxima da comunidade universitária.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto Ciclo habilita servidores por ensino à distância



27/09/2011 (CI) – Entre os dias 26 e 30 de setembro, aconteceu o treinamento de 50 gestores e fiscais de contratos pelo Projeto Ciclo. O curso foi oferecido pelo Ministério da Justiça para servidores de seu próprio quadro e também capacita representantes das quatro Penitenciárias Federais do DEPEN, a nova Secretaria  Especial de Grandes Eventos (SESGE) e Funai.

De todos os participantes, 35 deles acompanharam os encontros por meio de videoconferência. Esta foi a primeira vez que o projeto CICLO-MJ adotou essa tecnologia de ensino à distância em seus cursos de capacitação. O uso da videoconferência tornou possível a capacitação, com um menor custo, dos representantes de penitenciárias federais de Catanduvas/PR, Mossoró/RN, Campo Grande/MS e Porto Velho/RO.

Este módulo treina os participantes nas atividades relacionadas à gestão dos contratos celebrados pela Administração Pública, sempre voltado ao uso do SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Dentre outras funções, o SIPAC informatiza o controle de fluxos administrativos de contratos e convênios públicos.

Atualmente o módulo de Contratos SIPAC é utilizado para a gestão dos contratos celebrados pela Coordenação-Geral de Logística do Ministério da Justiça. A partir desta capacitação, os contratos do DEPEN e SESGE também passam a utilizar o SIPAC para gerenciar seus contratos.