terça-feira, 26 de abril de 2011

Superintendência de Informática lança portal de apoio à docência

A SINFO dará início ao serviço do Portal de Atualização Pedagógica. O projeto do PortalPAP foi desenvolvido juntamente com as pró-reitorias de Recursos Humanos e de Graduação da UFRN. O evento de inauguração ocorrerá na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 10h30 da manhã, no anfiteatro Seis da Escola de Ciências e Tecnologia, Campus Central da UFRN.

O PAP é voltado para os professores da instituição e traz instruções sobre temas variados: da elaboração e correção de provas na graduação às dinâmicas de grupo. Também foi ofertada uma oficina intitulada "O SIGAA: procedimentos básicos e a turma virtual", que visa capacitar o corpo docente para um melhor manuseio do sistema virtual acadêmico da universidade.

Com informações da AGECOM.

terça-feira, 19 de abril de 2011

SINFO apresenta novidades da Turma Virtual em seminário do Projeto TICs

Na sexta-feira, 15/04, em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, a Diretoria de Sistemas apresentou as evoluções da Turma Virtual para apoio à docência.



Antes da apresentação da turma virtual, as professoras Apuena e Cristina proferiram uma palestra sobre o uso das TICs na sala de aula. Em seguida, o Diretor de Sistemas Gleydson Lima apresentou as novidades previstas para a Turma Virtual e as funcionalidades da próxima versão do SIGAA, são elas:

- Questionários eletrônicos
- Adição de vídeos
- Reestruturação dos fóruns

quinta-feira, 14 de abril de 2011

UFMA inicia a utilização do SIPAC no fim do abril

A Universidade Federal do Maranhão é mais uma instituição federal de ensino superior a implantar os sistemas integrados da UFRN. A partir das 12h do dia 29/04/2011, a UFMA irá interromper as atividades dos seus sistemas integrados SIGA e SAHU 2 e introduzirá em suas atividades o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC.

Com isso, o Núcleo de Tecnologia da Informação junto à Pró-Reitoria de Gestão e Finanças da universidade maranhense disponibilizará palestras aos funcionários, a fim de tornar o processo de adaptação mais rápido e seguro.Entre as funções que o SIPAC permite ao usuário realizar, estão requisitar materiais, passagens e hospedagem, tramitar processos, etc.

Para maiores informações, clique aqui.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Novo módulo de Controle Interno é lançado no SIPAC

Um novo módulo foi lançado no SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) para auxiliar o processo de interação com os mecanismos de controle externo e interno. Através deste novo módulo, os relatórios da Controladoria Geral da União que são recebidos pela Auditoria Interna terão seus itens cadastrados no SIPAC para que os gestores da UFRN possam apresentar considerações e respostas. O mesmo ocorrerá com os acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e os relatórios da própria auditoria interna (AUDIT).

O objetivo é que todos os relatórios da CGU e acórdãos do TCU sejam cadastrados no sistema e que suas respostas sejam encaminhadas pelos setores responsáveis na UFRN. A auditoria, por sua vez, utilizará o módulo para reunir todas as informações e reenviá-la para o órgão de controle. Toda essa comunicação e tramitação interna serão informatizadas através deste módulo.

A figura abaixo ilustra o acesso ao módulo pelo perfil da auditoria interna:



Nesta quarta-feira, dia 06, ocorreu o treinamento realizado pela SINFO e Auditoria Interna para a Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF). O treinamento também contou com a participação de auditores da Controladoria Geral da União do RN.