quarta-feira, 30 de março de 2011

Diretor de Sistemas tem agenda de reuniões e apresentações sobre os Sistemas da UFRN

O Diretor de sistemas da UFRN, Gleydson Lima, viaja nesta quarta-feira para Brasília. Na quarta-feira (30/03) a tarde visita a CGTI do Ministério da Cultura para acompanhamento do projeto de cooperação nesta instituição. Na quinta-feira pela manhã visita a Agência Brasileira de Inteligência onde discutirá o cronograma 2011 pactuado entre UFRN-ABIN e fará uma apresentação para os diretores da Agência. Na quinta à tarde tem uma audiência com o Secretário da SLTI/MP, Sr. Delfino Neto, para tratar de aspectos de integração dos sistemas da UFRN com os sistemas do governo Federal. Em seguida, continua na SLTI/MP para tratativas da negociação da disponibilização nacional do sistema SIPAC.

Na sexta-feira embarca para Fortaleza onde fará uma apresentação para o staff da Reitoria da Universidade UNILAB, uma nova IFES do Ceará desmembrada da UFC. Após a apresentação retorna para Natal.

Nova função no SIPAC agiliza processamentos no Almoxarifado Central

Desde a última segunda-feira (28/03/2011), os pedidos feitos no Departamento de Material e Patrimônio – DMP sofreram uma mudança positiva em seus processos: não será mais necessária a impressão dos requerimentos.



Isso possibilitará uma otimização dos pedidos ao Almoxarifado Central da UFRN, pois a autorização da chefia da unidade correspondente será feita diretamente através do Portal Administrativo, no SIPAC. Além disso, essa é uma atitude ecologicamente correta visto que o gasto com papéis será bem menor.

É importante lembrar que, a princípio, esse serviço estará disponível apenas no Almoxarifado Central.

Clique aqui para ter acesso a um documento com as instruções de como trabalhar com o sistema utilizando essa nova funcionalidade.

Novo sistema de acesso no RU é inaugurado

O Restaurante Universitário da UFRN passou por uma grande reforma estrutural e já voltou às suas atividades normais. Além da climatização do ambiente e da extensão do espaço físico (incluindo a ampliação do refeitório e do almoxarifado), a entrada dos estudantes no local foi informatizada graças a uma parceria entre a Superintendência de Informática – Sinfo e o RU.


Os alunos residentes e bolsistas agora possuem um cartão de acesso ao restaurante, tornando possível computar digitalmente a quantidade de estudantes que fazem suas refeições lá. “Isso era uma busca antiga nossa junto com a Superintendência e eles conseguiram concluir esse módulo de trabalho”, disse Kátia Bezerra, diretora do Restaurante Universitário. “Ele ainda está em fase inicial, mas nós temos observado que tem obtido grande sucesso”, conclui. Esse método organizacional apareceu como uma das principais novidades na reinauguração do RU e no futuro os alunos pagantes também vão utilizar o cartão para entrar no local.


Além desses aspectos, outra novidade relevante é o maior fluxo de pessoas dentro do RU. É esperado que o restaurante atinja o número de refeições diárias em aproximadamente 2.000, um aumento de 800 refeições em relação ao passado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Novo Sistema de Senhas no Auto-Atendimento é Implantado no DAP/UFRN

O DAP (Departamento de Administração de Pessoal) irá contar com mais uma novidade no seu fluxo de trabalho, com o auxílio do SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos). O atendimento ao público será melhorado com a nova funcionalidade de emissão eletrônica de senhas. Com isso, as pessoas que procurarem o Departamento serão chamadas através de painel eletrônico, sistema que facilita a organização das filas.

A necessidade de implantação de um sistema de organização de fila se deu pelo grande número de atendimentos presenciais diários realizados no Departamento. Cerca de 300 pessoas são atendidas todos os dias, além dos mais de 4.500 aposentados da UFRN, que são assistidos pelo DAP. Segundo Mirian Dantas, diretora do DAP, além da importância da organização do atendimento em números sequenciais, é fundamental os dados estatísticos que poderão ser colhidos, como quais serviços são os mais procurados, quais têm mais tempo de atendimento, entre outros, o que ajuda no gerenciamento do sistema. Quando questionada sobre a expectativa com a implantação do sistema, Mirian disse que "a expectativa é muito grande, e toma conta de todos, principalmente porque esse sistema já era sugerido, através das nossas pesquisas de satisfação, por pessoas que utilizavam os serviços do DAP".


A equipe de trabalho do DAP já recebeu o treinamento da SINFO nesta terça-feira, 22 de março. O sistema já está em operação na sala do atendimento aos servidores, localizada na reitoria.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Solicitação de material informacional pode ser feita através dos sistemas da UFRN

Os estudantes e docentes da UFRN têm até o dia 31 de março para solicitarem livros a serem adquiridos pela instituição. As requisições podem ser feitas através do SIGAA e SIPAC.

Elisângela Moura, bibliotecária responsável pelo setor de aquisição de livros da Biblioteca Central Zila Mamede, tem boas expectativas quanto à participação dos alunos no processo desse ano. Segundo ela, os discentes “se mobilizaram de maneira significativa e solicitaram muitos livros em 2010”. E se mais uma vez a comunidade universitária indicar uma quantidade considerável de livros, o acervo bibliotecário da UFRN crescerá tanto em número como em qualidade.

Para realizar a solicitação de livros pelo SIGAA, o usuário deve seguir o caminho Portal Discente > Biblioteca > Solicitar Compra de Livros para a Biblioteca. Em seguida a página será redirecionada para o SIPAC, onde há a opção Requisição de Material Informacional - Clique aqui para cadastrar uma nova requisição.