quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resultados da Cooperação Técnica na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) implantou em 2010 catorze módulos do SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos). A implantação faz parte do projeto de cooperação técnica com a UFRN. Estela Maris, Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas da UFS, enumerou alguns pontos que foram o diferencial para a escolha do sistema da UFRN: a integração com sistemas do Governo (SIAPE e SIAFI, por exemplo), além da relação de cooperação com a UFRN. Ainda segundo Estela, um dos principais módulos do sistema é o de Administração de Pessoal (já implantado na UFS), pois agrupa inúmeras funcionalidades, apesar de outros módulos também terem momentos de maior usabilidade, como Férias, Capacitação, GDH, entre outros. Os módulos implantados na Universidade foram: DAP (Administração de Pessoal), Aposentadoria, Cadastro, Consultas Funcionais, Férias, Financeiro, Frequência, Serviços, Integração SIAPE, Dimensionamento, Capacitação, Concursos, GDH (Gestão de Desempenho Humano) e Atendimento.

Já o Diretor de Pessoal da UFS, Abel Smith, enfatiza os resultados que foram obtidos com o SIGRH, apesar do pouco tempo em uso: “os pontos que merecem destaque são a possibilidade de atualizar a lotação dos servidores e o ajuste dos dados do dossiê dos mesmos, documento que contêm todas as informações trabalhistas do funcionário”.

O sistema também beneficiou outras áreas da Universidade, como a de capacitação. Segundo a Diretora do DDRH (Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos), Lucielma Santos, o SIGRH trouxe benefícios que vão além da gestão de pessoal propriamente dita, como o fato de se eliminar totalmente o uso de papel para as inscrições de capacitação.

A UFS está expandindo a implantação e em fevereiro de 2011 entrará em funcionamento o módulo Plano de Saúde, além da implantação dos sistemas SIGAA e SIPAC no decorrer do ano. Segundo Gleydson Lima, Coordenador da Rede de Cooperação Técnica da UFRN, a UFS vem se destacando na rede pela organização na área de TI. “Eles possuem um bom planejamento e estão sempre em contato conosco para troca de informações”, enfatiza o coordenador.