quarta-feira, 31 de março de 2010

Superintendência de Informática oferece serviços de Biblioteca em dispositivos móveis

A partir do dia 5 de abril, funcionários e alunos da UFRN poderão acessar os serviços da Biblioteca através de seus dispositivos móveis. O serviço Biblioteca Mobile será disponibilizado pela Superintendência de Informática e permitirá que os usuários renovem seus empréstimos e realizem consultas ao acervo, entre outros.

Abaixo, a matéria na íntegra.

Fonte: AGECOM/UFRN

"BIBLIOTECA MOBILE
SIGAA Mobile terá serviço de biblioteca a partir de abril

A Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte disponibilizará para toda a comunidade acadêmica, a partir do dia cinco de abril, o sistema Biblioteca Mobile, de acesso aos serviços de biblioteca da UFRN através de dispositivos móveis. Com isso será possível consultar catálogos e efetuar renovações de empréstimo e outros serviços usando um celular, por exemplo.

Gleydson Lima, diretor de sistemas da Superintendência de Informática, diz que o novo serviço virá para completar o SIGAA Mobile no endereço wap.ufrn.br. ´O SIGAA já possibilita diversos serviços pelo celular. O que funcionará a partir de abril é o sistema de biblioteca, que será mais um facilitador`, diz Lima.

A vice-diretora da Biblioteca Central Zila Mamede, Jacqueline de Araújo Cunha, considera o Biblioteca Mobile uma importante opção dentre os já existentes meios de acesso à biblioteca. ´Já os empréstimos não poderão ser feitos pelo novo serviço, que continuará a acontecer exclusivamente de forma presencial`, enfatiza.

A aluna Layz Souza, do curso de Direito, não costuma acessar o SIGAA pelo celular, mas prevê que o acesso remoto à biblioteca trará mais agilidade para os alunos. ´É mais prático do que acessar pelo computador, uma vez que o aluno pode resolver suas pendências pelo celular na própria sala de aula e evitar uma viagem`, opina a estudante."