sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A informatização dos boletins de serviço e o SIPAC

Essa semana conversei com José Aribério Tavares, responsável pelos boletins de serviço da Universidade. Ele contou como ocorreu a informatização dos boletins e qual a importância dos mesmos dentro do universo da UFRN. Essas e outras informações você confere na entrevista que segue:

O que são os boletins de serviço?
Tavares: Os boletins são documentos oficiais emitidos pela Universidade, divulgados diariamente no SIPAC. Inicialmente a divulgação era feita semanalmente. Mas o acúmulo de informações fez com que ele passasse a ser diário.

Quais sãos os tipos de boletins que a Universidade emite?
Tavares: Existem três tipos de publicação dos boletins, as portarias, as resoluções e os editais. Portarias são documentos oficiais que buscam divulgar tudo o que a Universidade está fazendo, são emitidas pelos centros, departamentos, pró-reitorias e gabinetes. As resoluções costumam ser usadas pelos colegiados. São documentos regulatórios próprios de que fazem uso as instituições no cumprimento das leis. Já os editais são produzidos a nível de informação de concurso. Um dos editais produzidos aqui é o do vestibular da Universidade. Geralmente eles vêm acompanhados de uma resolução emitida pelos colegiados.

Hoje em dia os boletins estão informatizados. Qual foi o intuito dessa informatização?
Tavares: Acho que principalmente a redução de custos e de questões burocráticas. Antes, para divulgar os boletins, eram feitas em torno de 5.200 cópias em papel. Hoje em dia, os gastos com o papel chegaram a zero. Dessa forma, houve uma diminuição efetiva dos custos e da burocracia.

Quem pensou nessa informatização?
Tavares: Tudo começou com o professor Luis Pedro, antigo pró-reitor da PROAD. Mediante contato com o pessoal da Superintendência de Informática, ele pensou nessa informatização. A partir dessa idéia, os boletins passaram a ser publicados no SIPAC, o que deu agilidade, precisão e melhor qualidade ao trabalho.

Antes do SIPAC os boletins eram divulgados apenas no papel?
Tavares: Inicialmente eles só eram publicados no papel e assim divulgados na Universidade. Contudo, com o passar do tempo, passou a ser publicado na internet, no site da PROAD. Depois da criação do SIPAC e da idéia do professor Luis Pedro foi que ele começou a ser publicado no sistema.

O que o senhor acha que pode ser implantado no sistema para agilizar ainda mais os boletins?
Tavares: Por enquanto o sistema está num bom nível. Acho que o que precisa é que ele esteja sempre evoluindo para não se tornar arcaico.

Por: Tatiane Gomes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Informatização das coordenações de graduação

Antes do advento do SIGAA, existia todo um caráter burocrático entre coordenações dos cursos de graduação e alunos, como também da coordenação com as tarefas que administra. Era necessário tempo, relatórios, memorandos e, em muitos casos a presença do coordenador e do aluno para resolver questões simples, como trancamento de matrícula e liberação de histórico.

Segundo o coordenador do curso de engenharia da computação, Adelardo Adelino, com o surgimento do SIGAA, buscou-se facilitar e simplificar questões como essas através, principalmente, de uma melhor comunicação entre alunos e coordenadores, seja ela por meio de fóruns de discussão ou divulgação de notícias. O sistema também passou a permitir que o coordenador tivesse um maior acesso a informações do curso e realizasse suas tarefas on-line, como solicitar criação de turmas e analisar solicitações de matrícula.

O SIGAA ainda possibilita a emissão de relatórios sobre as disciplinas e o corpo de estudantes, permitindo assim que o coordenador realize uma análise e detecte o que necessita ser modificado, como também as áreas que estão tendo um desenvolvimento efetivo.

Dessa forma, o sistema e a coordenação trabalham em prol de uma maior transparência de informações, com o intuito de simplificar, agilizar e informatizar questões burocráticas, além de promover uma maior interação e aproximação entre coordenadores e alunos.

Por: Tatiane Gomes

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Informatização da pesquisa na UFRN

Com o advento dos sistemas da UFRN (SIGAA, SIPAC e SIGPRH), buscou-se informatizar as mais diversas áreas da Univerisdade, entre elas, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ). Foi sobre essa informatização que conversei com a professora Maria Helena, pró-reitora adjunta de pesquisa. Descubra quais as vantagens, como funciona e muito mais na entrevista a seguir:

Como ocorreu essa informatização?
Maria Helena: Na última gestão, a professora Bernadete, era pró-reitora adjunta e o professor Ananias Monteiro era o pró-reitor. Mediante a separação da pró-reitoria de pesquisa da pró-reitoria de pós-graduação, eles já entraram e implementaram essa informatização, tanto é que quando começaram a organizar a estrutura da PROPESQ, eles já pensaram numa página da pró-reitoria na internet. Dessa forma, já eram registrados eletronicamente os projetos e os grupos de pesquisa. No entanto, não havia essa interação e esse trabalho informatizado que hoje tem por meio do SIGAA.

Em que âmbito ocorreu essa interação da informatização que a PROPESQ almejava e o SIGAA?
Maria Helena: A Universidade entrou nessa política de informatizar todos os sistemas. A PROPESQ foi uma das primeiras áreas do âmbito acadêmico a se informatizar dentro do SIGAA, sendo também a primeira pró-reitoria a ter um módulo implantado no mesmo.

Por que a PROPESQ foi a primeira?
Maria Helena: O sistema ainda estava em iniciação. A pró-reitoria de pesquisa já era organizada em relação à informatização, já havia uma página na internet. Além do que, por ser uma pró-reitoria menor, era mais fácil, de certa forma, “testar” o SIGAA.

Hoje em dia, como funciona essa integração do SIGAA com a PROPESQ?
Maria Helena: Praticamente quase tudo é administrado pelo sistema, como por exemplo a submissão de projetos de pesquisa pelos professores, a avaliação desses projetos, a submissão dos planos de trabalho dos alunos de iniciação científica, o gerenciamento desses planos (a cada 6 meses o aluno tem que fazer um relatório parcial) e a submissão de trabalhos pro congresso de iniciação científica.

Como funciona a avaliação desses projetos via SIGAA?
Maria Helena: A cada três anos é feita uma avaliação dos grupos de pesquisa. Da última vez que ela foi realizada, o SIGAA ainda não dispunha dessa ferramenta. No entanto, a partir desse ano, será possível fazer essas avaliações por meio do sistema. O professor deverá preencher, no SIGAA, informações sobre seus estudos, com o intuito de manter sempre atualizadas suas produções bibliográficas. Mediante o acesso ao sistema, a pró-reitoria visualizará essas informações e avaliará as produções. O SIGAA disponibilizará uma planilha com dados sobre o pesquisador e sobre a pesquisa e permitirá também que a pró-reitoria tenha acesso a dados das produções anteriores. A avaliação, que antes demorava em torno de três meses para ser concluída, será solucionada no prazo de uma semana, mais ou menos.

O SIGAA oferece alguma opção que possibilite saber como anda o desenvolvimento das pesquisas?
Maria Helena: O sistema fornece dados estatísticos, como por exemplo quantos grupos de pesquisa existem em determinada área, quantas pessoas pesquisando em determinada área, quantos professores, quantas bolsas de iniciação científica há por centro e o que isso representa dentro do universo da Universidade de uma forma geral. Todas essas estatítisticas acabam representando dados qualitativos e quantitativos. O próprio sistema também oferece gráficos de crescimento. Dá pra ter uma noção de como tá sendo o desenvolvimento da pesquisa.

Quais as maiores cotribuições que essa informatização trouxe para dentro da área de pesquisa?
Maria Helena: A agilidade, a facilidade, a simplicidade, o dinamismo e principalmente o ganho de tempo. Todo o trabalho de gerenciamento da pesquisa e dos grupos de pesquisa da UFRN tá informatizado. Hoje quase não recebemos mais questões a serem resolvidas no papel. Além disso tudo, a informatização nos proporciona um contato muito mais fácil com professores de outras localidades que fazem um tipo de assessoria em relação às produções realizadas aqui.

Por: Tatiane Gomes

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Visitantes também podem ter acesso à internet via wireless na UFRN

Na UFRN, a internet via wireless está à disposição de alunos, professores e servidores desde 2004. Para realizar o acesso, é preciso apenas ao usuário possuir um notebook que ofereça suporte wi-fi, além de senha e login em um dos sistemas da Universidade (SIGAA, SIPAC e SIGPRH).

Quem é de fora do âmbito da Federal e não possui esses pré-requisitos, só poderá ter acesso à internet via wireless, se tiver seu CPF ou passaporte cadastrado por um servidor da Universidade com papel de chefia. Mediante o cadastro, o visitante que tentar acessar a internet será redirecionado para uma página na qual poderá criar uma senha personalizada que valerá durante o período de dez dias.

Dessa maneira, é possível integrar o mundo virtual aos professores, servidores, alunos e visitantes, como forma de ampliar o conhecimento e simplificar questões burocráticas.

Por: Tatiane Gomes

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Locais da UFRN nos quais a rede wireless está disponível

A rede wireless da UFRN começou como um projeto pequeno. Inicialmente foram instalados apenas três pontos de acesso (APs). O primeiro no NEPGN, Núcleo de Estudos em Petróleo e Gás Natural e os outros dois na escola de música e na Superintendência de Informática. Desde então, vários setores da Universidade começaram a demonstrar interesse no projeto e passaram a adquirir os equipamentos necessários para dispor da rede.

Assim, a internet tornou-se acessível a professores, alunos e servidores nas mais diversas localidades da Federal. São elas: NEPGN, Escola de música (tanto no térreo quanto no primeiro andar), Superintendência de informática, Setor I (no laborátorio de informática), setor II, setor III, setor IV, setor V, departamento de enfermagem (térreo e primeiro andar) , NEPSA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas), Reitoria (PROAD e Colegiados), Biblioteca Central (setor de referências e coleções especiais), CCSA (no Laboratório de Informática Aplicada às Ciências Sociais), departamento de psicologia e no CB (no laboratório de informática).

No total, somam 21 os pontos de acesso espalhados pelo campus central. Visto a limitação de alcançe de uma rede wireless, em alguns dos locais especificados acima, é necessário o uso de mais de um ponto de acesso.

Agora que você já conhece os locais nos quais é possível ter acesso à rede wireless, basta apenas disponibilizar seu login e senha em um dos sistemas da Universidade (SIGAA, SIPAC e SIGPRH), para navegar na internet.

Por: Tatiane Gomes

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Funções gerais do SIGPRH

O Sistema Integrado de Gestão de Planejamento de Recursos Humanos (SIGPRH) também se encontra no perfil de sistema administrativo e assim como o SIGAA e o SIPAC, possui seu próprio portal na internet.

O SIGPRH possui uma equipe responsável pela sua administração. Essa equipe tem, entre suas responsabilidades, a tarefa de cadastrar instrutores para os cursos de qualificação de funcionários – os instrutores podem ser internos, professores e servidores da UFRN, ou externos, professores e servidores de outras instituições -, registrar e agendar as turmas de qualificação e organizar eventos dentro da Universidade.

Mediante o acesso ao sistema, o servidor pode cadastrar as metas da unidade e os resultados das mesmas, como também ter acesso às metas já cadastradas. É possível também dar início a consultas em relação a aposentadoria, ausência, dependentes, questões financeiras e servidores da UFRN, por exemplo.

O SIGPRH também oferece serviços em relação aos dependentes, formulários, declarações, solicitações eletrônicas, solicitações de adesão a plano de saúde, entre outros. Tudo isso com a finalidade de simplificar e informatizar questões burocráticas existentes antes do advento do sistema.

Continue visualizando nosso blog! Traremos sempre novidades sobre os sistemas. Não perca!

Por: Tatiane Gomes

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A funcionalidade do SIPAC

Desenvolvido na mesma época que o SIGAA, o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio e Administração de Contratos) é responsável pelo controle e gestão dos procedimentos administrativos da UFRN. É através desse sistema que se integram os processos de contratação da universidade (os contratos de serviços e obras, ou até mesmo, a compra de bens móveis e imóveis) com o orçamento que a instituição recebe do governo federal.

A partir do acesso ao portal do SIPAC, o usuário pode dar entrada na requisição de itens do almoxarifado do setor a que pertence, podendo realizar pedidos de bens duráveis ou não duráveis, de diárias, hospedagens, passagens e serviços, por exemplo. Da mesma forma, também é possível aos professores, realizar pedidos de compras de livros à biblioteca. Essa, por sua vez, analisará o pedido e decidirá se ele será encaminhado à solicitação de compras.

Ainda dentro das questões administrativas que são de responsabilidade do SIPAC, encontram-se o controle do estoque dos almoxarifados, tanto o central, como o das unidades que compõem a universidade, a verificação do patrimônio da instituição e o acompanhamento das obras realizadas na esfera federal.

Quanto ao quesito financeiro, cada unidade da UFRN recebe uma parcela da renda enviada à universidade pelo governo federal. Essa renda é definidida de acordo com as necessidades financeiras das unidades em particular. É desse dinheiro que é descontado o valor de cada requisição, como também todos os outros gastos .

O SIPAC é o único sistema que todos os setores da universidade fazem uso, já que todos eles necessitam de questões administrativas para se manterem estáveis, como também para participar da gestão central da Universidade.

Não perca! Amanhã traremos mais novidades sobre os sistemas e divulgaremos como surgiu e quais as funções do SIGPRH.

Por: Tatiane Gomes

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A criação dos sistemas

Os sistemas da UFRN surgiram na década de 70, através da contratação de softwares de outras empresas. Cada área da Universidade escolhia a empresa que se adequava melhor às suas necessidades e aos padrões que desejava seguir. Dessa forma, os sistemas tornaram-se isolados, sem nenhum tipo de conexão ou fluxo de informação. Em 2000 foi criada a superintendência de informática da UFRN com o intuito de interligar esses módulos operacionais, criando uma só base e transportando as informações necessárias de um sistema para outro.

Foi a partir desse intuito que surgiram os três sistemas base da Universidade, SIGAA, SIPAC e SIGPRH. Esses, por sua vez, dividem-se em duas grandes áreas. São elas: área administrativa, também conhecida como Meio, onde se encaixam o SIPAC e o SIGPRH e a área acadêmica, ou Fim, voltada para o SIGAA.

Cada sistema possui um portal na internet, onde estão reunidas as ferramentas necessárias a quem tem acesso direto aos mesmos. No SIGAA, alunos e professores interagem virtualmente através de opções como fóruns de discussão e turmas virtuais. Nesse último, é possível aos professores divulgar notas de avaliações, tornar disponíveis materiais utilizados em sala de aula, traçar um planejamento de aulas a serem ministradas, além de agendar as avaliações programadas para o semestre. Os alunos têm acesso a essas informações por meio de qualquer computador, podendo visualizar as notas das avaliações também através de um aparelho celular.

Mediante o acesso ao SIGAA, o aluno pode realizar matrículas e trancamentos de disciplinas on-line, assim como também pode ter acesso a documentos auto-assinados, como o histórico, por exemplo. Nesses documentos são registrados números de autenticação, que valem pela assinatura do coordenador do curso.

O SIGAA possui várias extensões, entre elas destacam-se o SIGAA voltado para o apoio ao aluno, que disponibiliza bolsas alimentação e residência para estudantes que possuem carência nessas áreas; o SIGAA Vestibular, que gerencia e seleciona fiscais para as provas de vestibular da UFRN; o SIGAA Bilioteca, projeto em desenvolvimento que promete trazer mais comodidade e facilidade aos usuários das bibliotecas da universidade.

No início de cada novo semestre, o sistema disponibiliza avaliações, aos professores e alunos, em relação aos recursos que a esfera federal dispõe, além de permitir também que os estudantes avaliem o corpo de professores com que tiveram aula no período passado. Da mesma forma, os professores realizam uma avaliação das turmas que ministraram durante o semestre. É dessa maneira que a Universidade tem conhecimento dos quesitos que necessitam ser melhorados e disponibiliza os recursos necessários para esses aperfeiçoamentos.

Assim, pode-se inferir que o SIGAA é um dos mais modernos projetos acadêmicos em vigor no momento. Desde sua criação, tem angariado uma forte credibilidade, havendo a possibilidade de ser incorporado nos sistemas acadêmicos de outras universidades federais brasileiras, como no caso da UFMA, da UFBA e da UFESA.

Continue visualizando nosso blog, amanhã traremos informações sobre a criação e a funcionalidade do SIPAC e do SIGPRH, os sistemas administrativos que coordenam funções de grande importância na UFRN. Não perca!

Por: Tatiane Gomes